TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre a sociologia da educação

Seminário: Reflexões sobre a sociologia da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÕES SOBRE A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem e é a vertente da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

A formação da sociologia se deu durante a Revolução Francesa e na Revolução Industrial e isso exigia uma preparação diferenciada.

O pensador francês Auguste Comte se destacou enquanto criador do termo Sociologia como designação de uma nova Ciência e do Positivismo como uma nova corrente de pensamento, na perspectiva de Comte, os fenômenos sociais deveriam ser reduzidos a leis gerais, tais como as leis da física. O autor acreditava que a vida em sociedade poderia ser prevista a partir de certas regras fixas.

Émile Durkheim foi um importante pensador francês, que consolidou a Sociologia como Ciência. Enquanto Comte fundamentou a Sociologia em princípios das Ciências Naturais, Durkheim se empenhou em fazer da Sociologia uma Ciência independente e com método próprio.

A importância da Sociologia para os futuros docentes está em fornecer-lhes instrumentos para a análise da sociedade, ajudá-los a pensar o lugar da educação na ordem social e a compreender as vinculações da educação com outras instituições (família, comunidade, igrejas, dentre outras). Isso significa tornar mais claros os horizontes de sua prática profissional e sua relação com a sociedade histórica e contemporânea.

Os problemas ligados à área da educação quanto os problemas sociais como um todo compromete toda a estabilidade social.

A escola socializa o indivíduo, ou seja, prepara o indivíduo para a vida em sociedade. Para tanto, a instituição escolar internaliza no indivíduo os traços constitutivos dos meios morais e das formas de viver da sociedade. As práticas pedagógicas adotadas na Educação são vinculadas à estrutura social, isto é, cada sociedade tem um tipo de educação porque deseja formar indivíduos a partir do que ela própria é. A educação deixa de ser uma atribuição exclusiva da família e passa a ser atribuição, também, das escolas e outros agentes, de socializar seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com