TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime De Competencia E Regime De Caixa E Cpc 12

Artigos Científicos: Regime De Competencia E Regime De Caixa E Cpc 12. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  1.433 Visualizações

Página 1 de 2

REGIME DE COMPETÊNCIA CONTÁBIL

Regime de competência analisa de uma forma mais precisa as informações financeiras reconhecendo receitas e gastos contábeis partindo do principio da prática contábil estendendo qualquer alteração patrimonial independente da sua natureza de origem. Também reconhece os efeitos financeiros das transações nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos, permitindo o registro no livro contábil e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). Em fim, proporcionam o tipo de informações sobre transações passadas e outros eventos, que são de grande relevância aos usuários na tomada de decisões econômicas. As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

REGIME DE CAIXA

O recebimento e os pagamentos são reconhecidos uma única vez ao receber e pagar mediante ao dinheiro equivalente. Muito usado por entidades públicas ao demonstrar sua situação financeira sendo clara para onde foi destinados seus recursos de uma forma mais clara mantendo o controle orçamentário.

Comitê de Pronunciamentos Contábeis

Pronunciamento Técnico CPC 12

O CPC 12, como o próprio título diz, trata de ajuste a valor presente. Não possui relação com o disponível e sim com ativos e passivos cujo recebimento ou pagamento ocorrerão em meses subsequentes.

O CPC 12 demonstra quando devemos calcular o valor presente e qual a metodologia do cálculo.

Em termos de meta a ser alcançada, ao se aplicar o conceito de valor presente deve-se associar tal procedimento à mensuração de ativos e passivos levando-se em consideração o valor do dinheiro no tempo e as incertezas a eles associados. Desse modo, as informações prestadas possibilitam a análise e a tomada de decisões econômicas que resultam na melhor avaliação e alocação de recursos escassos. Para tanto, diferenças econômicas entre ativos e passivos precisam ser

refletidas adequadamente pela Contabilidade a fim de que os agentes

econômicos possam definir com menor margem de erro os prêmios requeridos em contrapartida aos riscos assumidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com