TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regimes de apuração: Caixa e Competência

Trabalho acadêmico: Regimes de apuração: Caixa e Competência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.251 Palavras (14 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

Introdução...................................................................................................................3

Princípios da contabilidade..........................................................................................4

Regimes de apuração: Caixa e Competência..............................................................5

Critérios de avaliação de estoques..............................................................................7

Operações com mercadorias.......................................................................................7

Operações financeiras: capitalização composta e taxas equivalentes......................10

Demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial e DRE............................................11

Contabilidade e suas perspectivas.............................................................................14

Conclusão..................................................................................................................15

Referências bibliográficas..........................................................................................16

INTRODUÇÃO

Nas próximas páginas será possível visualizar melhor alguns conceitos referentes a assuntos pertinentes dentro da contabilidade, a importância das demonstrações contábeis, dos princípios da contabilidade, além de outros assuntos que são pertinentes e merecem uma atenção do futuro contabilista.

Este portifólio é exigência para a obtenção de nota no 3° semestre do curso de Bacharel em Ciências Contábeis.

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE

Os princípios da contabilidade permitem aos usuários estabelecer padrões de comparação e credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, além de aumentar a utilidade dos dados fornecidos e facilitar a interpretação desses dados.

Esses princípios representam o núcleo central da própria contabilidade, na sua condição de ciência social. Os princípios sempre constituem as vigas mestres de uma ciência, conservando validade em qualquer circunstância. No caso da contabilidade, esses princípios valem para todos os patrimônios, independentemente das Entidades a que pertencem, as finalidades para as quais são usados, a forma jurídica, etc.

Abaixo veremos mais detalhadamente sobre alguns desses princípios, de grande importância na contabilidade, que são o da Competência, da Entidade e da Continuidade.

Princípio da entidade

O princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independente do patrimônio das pessoas jurídicas individuais. O patrimônio da pessoa física não se confunde em momento algum com o patrimônio da pessoa jurídica ao qual ela faz parte. Como bom exemplo pode-se citar, no caso, onde as despesas particulares da pessoa física, como administradores, funcionários, etc, não devem ser considerados gastos da empresa, bem como os bens particulares da pessoa física, que também não deverão ser registrados como patrimônio da empresa.

Na prática, o princípio da entidade acaba sendo um dos mais desrespeitados pelos empresários, principalmente em micro e pequenas empresas, exigindo do contabilista uma atenção redobrada.

Princípio da Continuidade

A continuidade ou não de uma empresa, assim como sua vida estabelecida ou provável devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influencia diretamente o valor econômico do ativo, e em vários casos o valor e o vencimento do passivo, principalmente quando a extinção da sociedade ou empresa tiver prazo determinado.

O principio da continuidade supõe a continuidade indefinida das atividades operacionais de uma entidade até que hajam evidências ou indícios muito fortes em contrário. Por conseqüência, como as demonstrações financeiras são estáticas não podem e não devem ser desvinculadas de períodos anteriores e subsequentes. Toda a vez que forem apresentadas as demonstrações contábeis e for conhecido um fato que poderá influenciar na continuidade da empresa, esse fato deverá ser divulgado através de Nota Explicativa. A aplicação desse princípio está ligada diretamente ao princípio da competência, pois relaciona-se direto com a quantificação dos componentes patrimoniais e a formação do resultado, e também constitui para a medição da capacidade futura de geração de resultado.

Principio da competência

O principio da competência estabelece que as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, e sempre simultaneamente quando se relacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. A COMPETÊNCIA é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido.

As receitas são consideradas realizadas:

 Nas vendas de bens ou serviços a terceiros, quando estes efetuarem o pagamento ou assumirem o compromisso de efetivá-lo;

 Quando do desaparecimento parcial ou total de um passivo;

 Pela geração natural de novos ativos, independente da intervenção de terceiros.

As despesas são consideradas incorridas:

 Quando deixar de existir o correspondente valor ativo, por transferência de sua propriedade para terceiro;

 Pela diminuição ou extinção do valor econômico do ativo;

 Pelo surgimento de um passivo, sem o correspondente ativo.

REGIMES DE APURAÇÃO: CAIXA E COMPETÊNCIA

Os regimes de apuração são as normas que regulamentam e orientam o controle e registro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com