TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regras Oficiais Do Voleibol

Casos: Regras Oficiais Do Voleibol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  9.624 Palavras (39 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 39

SEÇÃO I - O JOGO

CAPÍTULO UM – INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

1. ÁREA DE JOGO

A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Deve ser retangular e simétrica.

1.1 DIMENSÕES

A quadra de jogo é um retângulo medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre de no mínimo 3m de largura em todos os lados.

O espaço livre de jogo é o espaço sobre a área de jogo a qual é livre de qualquer obstáculo. O espaço livre de jogo deve medir um mínimo de 7m desde a superfície de jogo.

Para as Competições Mundiais e Oficiais da FIVB, a zona livre deve medir um mínimo de 5m a partir das linhas laterais e 8m a partir das linhas de fundo. O espaço livre de jogo deve medir um mínimo de 12,5m de altura a partir da superfície de jogo.

1.2 SUPERFÍCIE DE JOGO

1.2.1. A superfície deve ser plana, horizontal e uniforme. Não deve apresentar nenhum perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia.

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, somente as superfícies de madeira ou sintéticas são permitidas. Qualquer superfície deverá ser previamente aprovada pela FIVB.

1.2.2. Em quadras cobertas, a superfície da área de jogo deve ser de cores claras.

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, linhas de delimitação devem ser brancas e a quadra de jogo e a zona livre devem ser, obrigatoriamente, de cores diferentes.

1.2.3 . Nas quadras em recintos abertos, autoriza-se uma inclinação da superfície de jogo de 5mm por metro, para drenagem. As linhas da quadra feitas de material sólido são proibidas.

1.3. LINHAS DA QUADRA

1.3.1. Todas as linhas têm uma largura de 5cm. Devem ser de uma cor clara a qual é diferente da cor do piso da quadra e de outras linhas quaisquer.

1.3.2. Linhas de delimitação

Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundo e as laterais estão inseridas na dimensão da quadra.

1.3.3. Linha central

O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras iguais medindo 9m x 9m, cada uma; de qualquer maneira a largura completa da linha pertence igualmente a ambas as quadras Esta linha estende-se sob a rede, de uma linha lateral até a outra.

1.3.4. Linha de ataque

Em cada quadra uma linha de ataque, cuja extremidade posterior é desenhada a 3m de distância do eixo da linha central, marca a zona de frente.

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, a linha de ataque é estendida além das linhas laterais pela adição de pequenas linhas pontilhadas de 15cm, com 5cm de largura, traçadas com 20cm entre elas, num comprimento total de 1,75m. A “linha de restrição do técnico” (uma linha pontilhada que se estende desde a linha de ataque até a linha de fundo da quadra, paralela à linha lateral e a 1,75m dela) é composta de pequenas linhas de 15cm, desenhadas a cada 20cm, para marcar o limite da área de operação do técnico.

1.4. ZONAS E ÁREAS

1.4.1. Zona de frente

Em cada quadra a zona de frente é limitada pelo eixo da linha central e extremidade posterior da linha de ataque.

A zona de frente é considerada como prolongada indefinidamente, além das linhas laterais até o fim da zona livre.

1.4.2. Zona de saque

É uma área com 9m de largura, situada atrás de cada linha de fundo.

É limitada lateralmente por duas pequenas linhas, cada uma medindo 15cm, traçadas 20cm atrás da linha de fundo como uma extensão das linhas laterais. Ambas as linhas estão incluídas na largura da zona de saque.

Na profundidade, a zona de saque estende-se até o final da zona livre.

1.4.3. Zona de substituição

É delimitada pelo prolongamento imaginário de ambas as linhas de ataque até a mesa do apontador.

1.4.4. Zona de Troca de Líbero

A Zona de Troca de Líbero é parte da zona livre, no lado do banco das equipes, limitada pela extensão da linha de ataque até a linha de fundo.

1.4.5. Área de aquecimento

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB as áreas de aquecimento, medindo aproximadamente 3m x 3m, são situadas nos cantos da área de jogo, ao lado do banco, fora da zona livre.

1.4.6. Área de penalidade

Uma área de penalidade, medindo aproximadamente 1x1m e equipada com duas cadeiras, está localizada dentro da área de controle, fora do prolongamento de cada linha de fundo. Elas devem ser limitadas por uma linha vermelha de 5cm de largura

1.5. TEMPERATURA

A temperatura mínima não pode ser inferior a 10°C (50F).

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, a temperatura máxima não pode exceder 25°C (77°F) e a mínima não pode ser inferior a 16°C (61°F).

1.6. ILUMINAÇÃO

Para as Competições Mundiais e Oficiais FIVB, a iluminação na área de jogo deve ter de 1.000 a 1.500 luxes, medida a 1m acima da superfície da área de jogo.

2. REDE E POSTES

2.1. ALTURA DA REDE

2.1.1. Colocada verticalmente sobre a linha central instala-se a rede cuja parte superior é ajustada a 2,43m para os homens e 2,24m para as mulheres.

2.1.2. Sua altura é medida no centro da quadra de jogo. A altura da rede (sobre as linhas laterais) deve ser exatamente a mesma altura e não devem exceder a altura oficial em mais de 2cm.

2.2. ESTRUTURA

A rede tem 1m de largura por 9,5 a 10 metros de comprimento (com 25 a 50cm além das faixas), feita em malhas quadradas pretas de 10cm de lado.

Na parte superior uma faixa horizontal, de 7cm de largura feita de uma tela branca dobrada ao meio, é costurada em toda sua extensão. Em cada extremidade final da faixa há uma abertura através da qual passa uma corda a fim de amarrá-la aos postes para manter a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com