TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Sociologia

Por:   •  23/4/2013  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCISPLINA: SOCIOLOGIA

EQUIPE: ANA FLÁVIA LOPES DE ALMEIDA RA: 402324

DENISE MOREIRA FERNANDES RA: 398048

EDVÂNIA M. DE SOUZA M. SOARES RA: 397716

GÉLIDA NAYARA A. DA S. FERREIRA RA: 392736

LILIANE PEREIRA DA SILVA REIS RA: 392394

Direitos Humanos: Uma Conquista Essencial para a Humanidade

TUTOR: Prof. Ana Lucia Silva de Souza dos Reis

João Pessoa, 28 de Novembro de 2012

Introdução

Através desse relatório vamos ressaltar a importância dos direitos humanos como principio de dignidade e respeito para todos os seres humanos, que ao longo de décadas com muita luta e determinação vem lutando pelos seus diretos. Os direitos humanos tem como principio: o respeito, a dignidade, liberdade de ir e vim, sem alterar a vida social, tendo assim condições mínimas de vida, que é necessário para que o seres humano viva em sociedade, como por exemplo, moradia, alimentação, saúde e lazer, tudo aquilo que faz um individuo viver com dignidade.

Teoria de Émile Durkheim relacionadas aos marcos dos Direitos Humanos

Para Durkheim a existência de uma sociedade só é possível a partir do consenso entre seus membros constituintes segundo o autor existem diferentes tipos de solidariedade social, a mecânica e a orgânica. Solidariedade mecânica o individuo estaria ligado diretamente a sociedade, com o comportamento mais considerável a consciência coletiva .

Solidariedade orgânica, individualização dos membros dessa sociedade, especificando funções dentro da divisão social.

As semelhanças relacionadas aos direitos humanos é que são fundamentais em nossa sociedade para resolver problemas sociais, na dignidade e valor da pessoa humana, na igualdade dos direitos.

Ambas as declarações tanto a Declaração Universal dos Direitos humanos, quanto a Declaração da Virgínia consagraram os direitos humanos. Da Declaração da Virgínia podemos citar, como exemplo o tratamento ao tema dos direitos humanos, o artigo 1 que proclamou que todos os seres humanos são igualmente livres e independentes. Do artigo 8 ao 13 e no artigo 16 é definida a proteção das liberdades, sendo que o artigo 12 trata da liberdade de impressa e o 16 da liberdade da religião

Na Declaração dos Direitos Humanos podemos afirmar que houve uma universalização dos direitos humanos. No artigo 1, item 3 da carta é afirmado que se pretende conseguir uma cooperação internacional para resolver os problemas econômicos, sociais, culturais e humanitário. O artigo 13, item 1 b, define que a Assembleia geral fará as recomendações para favorecer o pleno gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais por parte de todos os povos, sem distinção de raça, língua ou religião.

Tornam-se semelhante o estudo e opinião do autor sugerido e das declarações analisadas, quando em percepção observada, a sociedade só desenvolvera tornando-se melhor quando cada um dos indivíduos pensar na coletividade, na combinação dos mesmos, na igualdade entre todos, também assim pensando nos direitos do próximo para que assim exista uma formação verdadeira de nossos valores.

E as mesmas se distanciam quando há um processo de individualização de pessoas (personalidades), quando as leis, as regras, os benefícios são favoráveis para uns e reduzidos para outros. Existindo assim uma desigualdade e divisão de poder social. Sendo impedido que, todos tenham uma formação digna de caráter perante nossa sociedade, precisando de tais qualidades para compreender e desenvolver a solidariedade.

Diferença entre as Revoluções Francesa e Americana

A revolução Americana de 1776 e a Revolução Francesa de 1978, apesar de estarem separadas por um oceano, foram movimentos políticos muito próximos. Ambas, também ditas revoluções Atlânticas, foram Revoluções Liberais, quer dizer, foram antifeudais e pró a emancipação dos indivíduos. Lutaram, contra uma sociedade monárquica e hierárquica baseada nos valores da nobreza, da hereditariedade e da organização corporativa, para instituírem no lugar dela um regime republicano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com