TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Materiais E Suas Propriedades

Por:   •  29/6/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 4

Materiais e Suas Propriedades

PREPARAÇÃO E ANÁLISE MICROESTRUTURAL

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. OBJETIVOS 2

3. MATERIAIS 2

4. METODOLOGIA 3

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 4

6. CONCLUSÃO 5

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5

1. INTRODUÇÃO

A disciplina Materiais e suas Propriedades, da UFABC, estuda os materiais e a relação entre suas propriedades, estrutura, performance e as principais formas de uso de diversos tipos de material.

Tendo em vista que na engenharia se desenvolvem técnicas de processamento de materiais, o estudo detalhado dos mesmos é essencial, já que quando realizado abre diversas possibilidades de inovação.

Para se desenvolver essas técnicas de processamento é importante entender muito bem os conceitos de dois aspectos dos materiais. Sua estrutura e suas propriedades.

No âmbito estrutural devemos considerar os conceitos de ordem e simetria espacial, estrutura cristalina; imperfeições da estrutura cristalina; sólidos amorfos; materiais cerâmicos, poliméricos e metálicos.

Falando-se em propriedades deve-se levar em conta as propriedades mecânicas, elétricas, térmicas, magnéticas e ópticas dos materiais.

Para compreender as técnicas básicas de preparação de amostra para análise macroestrutural, observar o que acontece em um microscópio de luz refletida e ainda conseguir determinar o tamanho de grão de um policristalino foi proposto esse experimento.

Antes da observação microscópica é realizada a preparação metalográfica que consiste na preparação da peça (escolhida pelo professor e/ou técnico de laboratório) a fim de que a mesma seja observada em pequenas escalas. Essa preparação é divida em 5 partes, são elas: corte da peça, embutimento, lixamento, polimento, ataque químico.

Realizada todas essas etapas, parte-se para as observações microscópicas, as quais mostram como aquela peça está estruturada.

2. OBJETIVOS

Os objetivos do experimento em laboratório são:

i) Aprendizado e compreensão das técnicas básicas de preparação de amostras para análise macroestrutural (preparação metalográfica)

ii) Análise de amostras em microscópio de luz refletida.

iii) Determinação do tamanho de grão de uma amostra policristalina

3. MATERIAIS

Os materiais necessários para a realização do experimento foram:

4. METODOLOGIA

• Preparação metalográfica:

A preparação metalográfica é dividida em 5 etapas, e foi realizada com por um técnico de laboratório, descrevendo detalhadamente os passos. As etapas são:

1) corte da peça;

2) embutimento;

3) lixamento;

4) polimento;

5) ataque químico.

Na primeira etapa, de corte da peça, decidimos qual a posição que iriamos realizar o corte na amostra de metal (corte longitudinal ou transversal). A posição de corte do metal nos levaria a diferentes análises na hora de observarmos a microestrutura. Realizamos o corte transversal, prendendo o metal na morsa da máquina de corte. Para facilitar o corte, não danificar a amostra de metal e retirar calor desse processo, um jato de uma mistura de óleo e água deve ser sempre direcionado para a linha de corte na máquina. Esta mistura escorre para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com