TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relate a evolução histórica da contabilidade

Tese: Relate a evolução histórica da contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Relate a evolução histórica da contabilidade.

A Contabilidade é uma das profissões mais antigas da humanidade. A verdadeira explosão desta profissão ocorreu na Europa nos séculos XIII ao século XVII, quando fervilharam as atividades mercantis, econômica e cultural. É o surgimento da Escola Européia, o chamado período “romântico” da Contabilidade, com trabalhos de grande repercussão. No século XX ficaram acentuadas a centralização das atividades empresariais, com a consolidação dos grandes conglomerados multinacionais, a globalização da economia e a volatilidade do mercado financeiro, com o desenvolvimento das telecomunicações e informática e sua conseqüente integração, e a criação dos instrumentos derivativos.

2 – Com a evolução da classe contábil, várias atitudes inescrupulosas por parte dos profissionais foram surgindo. Qual a atitude tomada para começar a solucionar esses problemas?

Instituíram o código de ética no exercício da profissão, pois é de extrema importância a existência de mecanismos que busquem preservar a conduta ética dentro da classe contábil. Isto é obtido principalmente por meio da educação de todos os profissionais, de forma que eles assimilem e tenham a consciência da importância de sua conduta pautada na ética, desejem adotar este procedimento e o exercitem constantemente.

3 – Explique porque a profissão contábil é uma das profissões que estão mais sujeitas a atos inescrupulosos.

Porque o contabilista é o que mais está sujeito a partilhar de esquemas espúrios já que sua atividade está intimamente ligada com registros de cifras, apurações de resultados e, conseqüentemente, exibe dados que geram montantes a pagar de impostos, taxas, dividendos e diversos encargos.

4 – Cite quais os assuntos que tratam os cinco capítulos que compõe o código de ética do contabilista.

O primeiro capítulo é composto de um único artigo e determina que o Código tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas no exercício profissional. O segundo capítulo determina quais são os deveres e proibições do contabilista no desempenho de suas funções. O capítulo III trata das regras para fixação dos valores dos serviços com relação ao contrato. O capítulo IV diz respeito aos deveres em relação aos colegas e à classe, enquanto que o capítulo V trata das penalidades no não cumprimento das regras do Código.

5 – Existem outros códigos que servem como norteadores “auxiliares” na profissão contábil, quais são eles?

O Código de Defesa do Consumidor e o Novo Código Civil.

6 – Explique a frase: “...um código de ética profissional não consegue abranger todas as questões que possam vir a ocorrer no exercício da profissão...”

O profissional deve periodicamente fazer uma auto-avaliação questionando-se até que ponto suas atitudes estão compatíveis com os padrões éticos profissionais, e se for o caso mudar os rumos de sua atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com