TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Ensaios: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  6.584 Palavras (27 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

Neste relatório consegui reunir meus conhecimentos teóricos com os práticos, tudo que será aqui descrito e abordado envolve nossa atmosfera de ensino e aprendizado, portanto, passarei a apresentar de forma sucinta o conteúdo do meu estágio, produto de uma convivência com pessoas experientes que me repassaram o seu conhecimento no dia a dia do estagio.

Desenvolvi em cumprimento as exigências da 5ª etapa de estagio do curso técnico de Enfermagem, com estudo prévio sobre os temas relevantes ao assunto desenvolvido nesse módulo de Enfermagem em Saúde Pública algumas atividades abordadas neste relatório, tais como: Conservação das Vacinas, Confecção do Cartão de Vacina e Registro no Livro de Vacinas, Inalação e Nebulização e Realização de Curativos Simples.

1. ATIVIDAADES REALIZADAS

Este relatório tem a finalidade de apresentar as atividades do Estagio Supervisionado em Enfermagem em Saúde Pública, que iniciou no dia 16/09/2013 e terminou no dia 18/10/2013, das 13:00 as 17:00hs, de segunda a sexta-feira na UBS Antonio Lisboa no Bairro Açacú, município de Fonte Boa-AM, sob a supervisão da Enfermeira Eulenice Gomes Coelho, com duração de 100 horas, onde durante todo o estágio colocou-se em prática o papel desenvolvido pelo enfermeiro que atua neste setor.

Realizamos ainda outras atividades no desenvolvimento da rotina do estagio tais como:

 No dia 16 de setembro nos apresentamos e fizemos visitas nos setores e funcionários da UBS.

 No dia 17 de setembro realizei auxilio à consulta de enfermagem e organização dos medicamentos hipertensivos e diabéticos; na orientação à gravidez e a amamentação pós parto.

 No dia 18 de setembro prestamos auxilio à consulta médica, acompanhamento de pré-natal, palestras educativas sobre o aleitamento materno e alimentação na gravidez, distribuição de medicamentos e controle dos clientes no setor.

 Realizamos no dia 19 de setembro distribuição de medicamentos para vários tipos de patologias, confecção de placas com os nomes de cada medicamento, orientações sobre as medicações aos clientes.

 Em 20 de setembro realizei palestras educativas sobre o exame Papanicolau, triagem e organização dos clientes.

 No dia 23 planejamento das atividades da semana e organização das palestras.

 No dia 24 de setembro fiz a triagem dos clientes, distribui medicamentos e na organização dos clientes.

 Realizamos no dia 25 de setembro palestras educativas sobre medicamentos antibióticos e hipertensivo, ajudei na triagem e na organização dos clientes.

 Para o dia 26 de setembro realizei a distribuição de medicamentos conforme a prescrição médica, dei orientações sobre as medicações e 2ª via das receitas aos clientes.

 No dia 27de setembro dei assistência a consulta médica, fiz o controle de entrada dos clientes e acompanhamento ao pré-natal.

 Em 30 de setembro tivermos movimento diário de medicamentos e distribuição conforme a receita médica.

 Dia 01 de outubro participei da campanha de vacinação de idosos contra hepatite, febre amarela de acordo com o esquema vacinal.

 02 de outubro fiquei na triagem dos pacientes e organização dos mesmos para serem atendidos.

 Participei dia 03 de outubro de uma palestra da equipe de saúde da Fundação de vigilância e Saúde, -Horús, doenças de notificação compulsória(TB-Hanseníase e outros), aquisição, distribuição e armazenamento de medicamentos.

 No dia 10 de outubro fizemos a distribuição de medicamentos de acordo com a prescrição médica orientando-os sobre cada medicação.

 No dia 11 de outubro fiz distribuição de medicamentos de acordo com a prescrição médica e orientei os clientes sobre a nebulização com os medicamentos Berotec e Atrovent.

 Nos demais dias até o termino deste estagio repetimos algumas destas atividades realizadas.

2. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS DAS PRÁTICAS

A. CONSERVAÇÃO DAS VACINAS.

A Rede de Frio ou Cadeia de Frio é o processo de recebimento, armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O objetivo da Rede de Frio é assegurar que todos os imunobiológicos mantenham suas características imunogênicas desde o laboratório produtor até o momento de sua utilização.

Os imunobiológicos são produtos termolábeis que necessitam de refrigeração a fim de manterem sua potência e eficácia. A estabilidade de uma vacina pode ser afetada, também, por outros fatores, como a luz, a umidade e a cepa vacinal. A importância desses fatores sobre a manutenção da qualidade dos imunobiológicos é de tal maneira relevante que sempre foi objeto de norma técnica do PNI, constituindo-se em manual específico: Manual de Rede de Frio.

As vacinas são conservadas nos diversos níveis em temperaturas específicas levando em conta a composição delas. Em nível nacional, alguns imunobiológicos são conservados em temperaturas negativas, já em nível local são refrigeradas entre +2ºC a +8º C, em refrigeradores exclusivos.

Os refrigeradores, conforme orientação do PNI, Manual da Rede Frio, devem ser organizados da seguinte maneira:

• colocar gelo reciclável no congelador;

• na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas que podem ser congeladas, como os imunobiológicos contra a poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola (triviral) e antiamarílica (FA);

• na segunda prateleira vacinas que não podem ser congeladas, como os imunobiológicos dupla adulto (dT), tríplice bacteriana (DPT), tetravalente, BCG, antihepatite B;

• na terceira prateleira, podem ser colocados soros e caixas com vacinas bacterianas;

• colocar o termômetro de máxima e mínima na posição vertical, no centro da segunda prateleira;

• retirar a gaveta de legumes e no local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com