TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Artigos Científicos: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  2.009 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TÉCNICO EM MECÂNICA

Diego Estevão Siqueira

ALUNO ESTAGIÁRIO

Eng° Alexandre Reis Paccini

SUPERVISOR DA EMPRESA

COORDENADOR DO CETEF

São Gonçalo, ___, _________ de 2013.

SUMÁRIO

Pag.

1. INTRODUÇÃO 2

2. GALVÃO ENGENHARIA S/A 3

2.1. OBRA DE CONSTRUÇÃO DO TERMINAL AQUAVIÁRIO DA ILHA COMPRIDA E REVAMP DA ILHA REDONDA 3

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 4

3.1. MONTAGEM DOS COMPRESSORES 4

3.2. TESTE HIDROSTÁTICO DAS GARRAFAS DE PULSAÇÃO DOS COMPRESSORES TIPO FLASH 7

3.3. TESTE DE SELAGEM DAS BOMBAS DE GLP 7

3.4. LEVANTAMENTO E TRIAGEM DOS DESENHOS DOS EQUIPAMENTOS DA UNIDADE DE BOIL-OFF 8

3.5. ENCHIMENTO DOS TANQUES DE ARMAZENAMENTO DE GLP PARA O TESTE HIDROSTÁTICO 8

4. ÁREAS DE IDENTIFICAÇÃO COM O CURSO 10

5. CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

ANEXO A 12

1 – INTRODUÇÃO

Este relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas e as experiências adquiridas pelo aluno Diego Estevão Siqueira no período de estágio realizado de 21 de Março a 29 de Julho de 2012, na Galvão Engenharia – Setor de Mecânica e Montagem, da obra de construção do Terminal Aquaviário da Ilha Comprida (TAIC) e Revamp do Terminal da Ilha Redonda (TAIR).

O estágio propiciou a observação detalhada da estrutura física, tecnológica e profissional necessária para a construção e montagem de um terminal aquaviário. Também foi possível compreender a importância de cada colaborador da empresa e principalmente o papel do Técnico em Mecânica na execução de suas tarefas.

Durante o estágio identifiquei as diferentes disciplinas que dão base e suporte para o trabalho realizado pelo técnico e pude ver na prática a importância das disciplinas ministradas no curso técnico.

2 – GALVÃO ENGENHARIA S/A

A Galvão Engenharia S/A, registrada no CNPJ sob o número 01.340.937/0011-40, e com sede administrativa em São Paulo, atua na prestação de serviços de engenharia e construção para setores de grande relevância no Brasil e internacionalmente, tais como Oleodutos e Gasodutos, Montagem Industrial, Edificações, Infraestrutura Rodoviária, Aeroviária, Portuária, Ferroviária e Urbana, Hidrelétricas e Barragens, Saneamento Básico e Construção Industrial.

Fundada em 1996, a Galvão Engenharia S/A já é uma das maiores empresas do setor no país. A empresa atua como parceira geradora de soluções integradas de engenharia, estruturação financeira, processos, produtos e qualidade ambiental, a serviço de clientes públicos e privados que exigem qualidade técnica e desempenho operacional e econômico.

2.1 – OBRA DE CONSTRUÇÃO DO TERMINAL AQUAVIÁRIO DA ILHA COMPRIDA (TAIC) E REVAMP DO TERMINAL DA ILHA REDONDA (TAIR)

O Canteiro de Obras TAIC/TAIR está localizado no interior da Baía de Guanabara, município do Rio de Janeiro. Essa obra tem como principal objetivo o aumento da capacidade de escoamento de GLP. As instalações do Terminal da Ilha Comprida permitirão o armazenamento e o escoamento, através de navios, do GLP produzido nas unidades de processamento do Terminal de Cabiúnas (TECAB) e da REDUC, a partir do processamento do gás natural dos campos da Bacia de Campos. Desta forma, será possível disponibilizar o GLP para as demais regiões do Brasil e ainda exportar os excedentes.

A base operacional da empresa que dá apoio a essa obra está localizada na Rua Manoel Duarte 2065, Gradim, São Gonçalo – RJ.

3 – ATIVIDADES DESEMPENHADAS

O estágio começou no dia 21 de março de 2012. Nesse dia fui apresentado ao meu orientador na empresa e com ele fui a Ilha para conhecer o local onde executaria as atividades. Ele me apresentou as instalações da obra, mostrando todas as diferentes atividades que estavam acontecendo, simultaneamente, no campo de trabalho.

Após estar por dentro de todo processo que a Ilha envolve, fui encaminhado ao setor de Mecânica e Montagem onde comecei a acompanhar os processos de montagem de equipamentos mecânicos.

3.1 – MONTAGEM DOS COMPRESSORES

Logo assim que cheguei, recebi uma pasta de montagem de três compressores para que eu fizesse um controle de montagem dos mesmos. Estes compressores são responsáveis pela primeira etapa de compressão do GLP armazenado nos tanques. Depois dessa compressão ocorre refrigeração, secagem, até a pressurização do mesmo nas esferas de armazenamento.

Na etapa de compressão envolvida por esses compressores o gás chega até o primeiro estágio do compressor a uma pressão de 0 kgf/cm² e 10ºC, com uma vazão de 6352 kg/h. Após passar pelo primeiro estágio a pressão do gás passa para 2,8 kgf/cm² e, aproximadamente, 60ºC. Junto com essa vazão, objetivando otimizar o processo e ter uma temperatura final mais baixa, é adicionado uma vazão de 2922 kg/h de GLP à mesma pressão e à temperatura de, aproximadamente, -7ºC.

Com essa adição o gás chega ao segundo estágio a uma pressão de 2,8 kgf/cm² e 44ºC, com uma vazão de 9274 kg/h. Após passar pelo segundo estágio, o gás atinge a pressão final de 13,8 kgf/cm², a uma temperatura de 98,35ºC. Nessas condições o GLP é encaminhado às etapas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com