TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Exames: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

Quando se refere à Educação Ambiental, do ponto de vista integrador, MINC (2005) afirma que “as escolas devem funcionar como pólos irradiadores da consciência ecológica, envolvendo as famílias e a comunidade”.

“A mesma concepção é citada por KRASILCHIK (2005), quando reafirma que,” a educação ambiental deverá ter um enfoque global e integrado, não podendo ser reduzida a uma disciplina escolar. Deverá ser responsabilidade de toda a escola e permear todo o currículo escolar, visando, em última instância, que a comunidade se estruture e se organize para o desenvolvimento de pesquisas permitindo que, com recursos próprios e tecnologia adequada, sejam resolvidos os problemas prioritários.”

Mediante isso, o nosso dever enquanto educadores é formar cidadãos com hábitos e comportamentos que venham a impedir que o meio ambiente continue sendo degradado pela ação do próprio homem. É mostrar que por menor que um gesto de reciclagem em uma escola possa parecer, ele irá refletir de alguma forma em torno do bem estar social.

TRAVASSOS (2006) nos alerta que “O papel da escola não se reduz simplesmente a incentivar a coleta seletiva do lixo, em seu território ou em locais públicos, para que seja reciclado posteriormente. Os valores consumistas da população tornam a sociedade uma produtora cada vez maior de lixo. A necessidade que existe é, na verdade, de mudanças de valores.”

Para que esse projeto traga bons resultados, é preciso comprometimento e a participação de toda a comunidade escolar. Lembrando que os professores é a peça fundamental nesse processo de conscientização da comunidade escolar, afinal, é por intermédio dele que ocorrerão todas as mobilizações.

O presente projeto pretende com suas ações metodológicas conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem, a melhora de vida, a limpeza da cidade e até mesmo a possibilidade de se ganhar dinheiro com materiais que podem virar arte.

Plano de aula I

Conteúdo: Água: usos, economia e desperdício.

Objetivos: Levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Tempo de duração: 4 horas

Atividade: Cartaz

Desenvolvimento: Roda de conversa sobre a água utilizada por eles, fazer perguntas como? “Quais atividades domésticas vocês conhecem que precisam de água?” Conforme forem descrevendo situações do dia a dia como: lavagem de roupa, de louça e de mãos, banho e escovação de dentes. Conversar sobre essas atividades para ajudar a turma a perceber que as famílias utilizam a água de modo semelhante. Reservar algumas revistas onde as crianças possam procurar imagens das ações e colar nos cartazes. Pedir para a turma fazer desenhos e colagem sobre água.

Avaliação: Verificar se a turma compreendeu que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com