TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Trabalho Escolar: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  8.174 Palavras (33 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 33

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

MARIA LUCIENE SOMBRA LEAO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Educação Infantil

RELATÓRIO FINAL

Tarauaca-Acre

2013

MARIA LUCIENE SOMBRA LEAO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Thais Rachel Dischen Lourenço

Tutor de sala: Adriana Rodrigues

Tarauacá-Acre

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

3.2 A ROTINA.................

3.3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

MOSTRA DE ESTÁGIO

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Instituição de Ensino Rilza Maria Daniel do Nascimento no turno da manhã, no dia 02 de maio. Ao chegar na Instituição mostrei minha Carta de Apresentação e a Carta de Aceite para que a gestora responsável assinasse e permitisse a realização do meu estágio. O estágio é um momento de reflexão, um período que faz você relacionar tudo que se aprende teoricamente com a prática, percebi que não há teoria perfeita, todas podem dar sua contribuição de alguma forma, basta o professor estar sensível para o momento certo de fazer uso deste ou daquele ponto que uma determinada teoria se apresente melhor do que outra, e que às vezes é necessário muito mais o comprometimento, a reflexão, a responsabilidade do que uma bagagem teórica, pois de nada adianta o discurso competente se a ação pedagógica é impermeável a mudanças.

Todavia, percebi com o pouco tempo do estágio, que nós educadores somos espelhos para essas crianças em sala de aula. Como eles percebem e reproduzem cada gesto, cada atitude, cada palavra que lhes chamam atenção (experiências que marcam). Neste sentido, elaborei um projeto de intervenção embasado na proposta curricular da Educação Infantil, cujo tema foi proposto pelo professor da turma.

O tema Contos de Fadas na Educação Infantil é de fundamental importância, ressaltando que os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

O referente Estágio conta com uma carga horária total de 100 horas divididas em 52 horas para atividades a serem desenvolvidas na Instituição de Educação Infantil onde dei início no dia 02 de maio e concluí no dia 16. As demais 48 horas foram dedicadas a estudos teóricos, planejamentos, mostra de estágio, apresentação e conclusão do relatório final de estágio.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Através da expêriencia vivenciada com a prática desse Estágio pude vivenciar a realidade cotidiana apresentada no âmbito de ensino da Instituição a ser realizado o Estágio. O conhecimento dessa realidade é de essencial importância para o exercício da função do educador. Vale ressaltar ainda que o contato com essa realidade no momento em que estou exercendo minhas intervenções vai estar me possibilitando a oportunidade de aperfeiçoar minhas práticas pedagógicas, minhas estratégias de ensino para lidar com as mais diversas situações do dia a dia que muitas vezes apresentam-se como um desafio para o educador . Nesse espaço percebe-se ainda a concretização entre a teoria e a prática e a construção e apropriação de novas aprendizagens.

Nesse contexto o Estágio torna-se uma ferramenta eficaz no auxílio ao exercício do profissional.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Como já havia especificado anteriormente, esse Estágio foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Rilza Maria Daniel do Nascimento que funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com