TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Monografias: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 6:

Sistema de organização e de gestão da escola: teórica e pratica. Ações e competências profissionais para praticas de gestão escolar para melhorar aprendizagem do aluno.

Passo 1:

A legislação vigente É comum escutar relatos de professoras que acreditam que o trabalho com a educação infantil é, simplesmente, realizar algumas atividades de pintura, desenho, recorte, colagem, etc., para passar tempo, ou seja, "olhar" as crianças enquanto brincam. Essas professoras não estão cientes da relevância de cada uma dessas atividades, que cada uma delas deve ter um propósito, um objetivo a ser alcançado.

Por outro lado, algumas professoras acreditam que sua função é "preparar" a criança para ingressar no ensino fundamental, enchendo-as de atividades de cópia, repetição e memorização. Muitas educadoras ainda não têm consciência de sua responsabilidade e forte influência na formação da personalidade e na auto-estima de seus alunos. Diante dessas constatações, percebemos que aquelas antigas crenças de que o papel da pré-escola é brincar com as crianças ou "prepará-las" para ingressar nas séries iniciais prevalecem até hoje no bojo das instituições de educação infantil.

Passo 2:

• O documento do MEC (2001), sobre Números da Educação no Brasil, aponta que (apenas) 2,5% das docentes possuem nível superior, mas não esclarece em que área é essa formação.

• Em relação àquelas professoras que cursaram Pedagogia, mas não possuem formação específica para atuar na educação infantil.

30

Passo 3:

Programa de melhoria no ensino.

Caso Legislação Ação adotada

O Brasil enfrenta nesse início de século uma série de desafios na área de Educação Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em de 5 de outubro de 1988 (CF/88), à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. ° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB/96), ao Plano Nacional de Educação – Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001 (PNE/01), ao Parecer n. ° 17, de 03 de julho de 2001 (Parecer 17/01) e à Resolução CNE/CEB n. ° 2, de 11 de setembro de 2001 (Resolução 2/01).

Mediante análise de passagens desses documentos, busco destacar os principais impasses e implicações que cercam as definições do alunado da educação especial, a conceituação de educação especial adotada e o lócus proposto para seu atendimento educacional. Além desses tópicos, será apresentada breve reflexão sobre a municipalização do ensino fundamental, por se tratar de mais um foco de tensão quando se trata de assegurar, às pessoas com necessidades educacionais especiais, o direito à educação.

31

Direito Educacional no Brasil

Caso Legislação Ação adotada

O direito educacional do ponto de vista não avançou na construção jurídica e doutrinaria da Educação. Na sua fase de legislação para definir o lugar do Direito Educacional avançou de um lado e fez funcionar o sistema educacional. No século XXI chegaremos a um modelo de normas educacionais para o Direito da Educação em que movimentos sociais em favor do Direito a Educação.

Passo 4:

A planilha que escolhemos é Programa de melhoria no ensino pagina 07 da ATPS e Direito Educacional no Brasil pagina 08 da ATPS.

Sobre a realidade no ensino e hoje e sua dificuldades em acesso em algumas escolas publicas no pais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com