TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Artigo: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

É uma exigência do processo avaliativo do Curso de Pedagogia e tem como objetivo orientar os acadêmicos do curso de licenciatura a perceber a importância de se realizar o Estágio Supervisionado visando a sua melhor formação e atuação em uma sala de aula. Elaboramos esse Relatório de Estágio Supervisionado seguindo o conteúdo teórico e prático, com o objetivo de mostrar todo aprendizado adquirido durante as aulas interativas, as presenciais, bem como a realização das atividades sugeridas, sempre relacionando a teoria com a

Prática docente de uma sala de aula.

Nessas aulas aprendemos sobre a Educação Infantil, a forma como passou a ser reconhecida e como é importante nos dias atuais. Apresentamos também no referente trabalho, toda a vivência que obtivemos a partir das observações do cotidiano escolar em uma instituição de educação infantil, destacando a relevância que esse estágio representa em nossa formação profissional.

O estágio foi realizado em uma instituição pública de educação infantil, onde foi possível coletar os dados e, juntamente com as orientações da professora interativa e local, do estudo do conteúdo teórico, organizar essas informações neste trabalho.

Finalizamos este Relatório de Estágio Supervisionado, concluindo que apenas iniciamos nossa caminhada em direção a novos olhares na educação e percebemos que ainda é preciso caminhar muito mais.

2 -A Escola e Seu Bairro

O Centro de

Educação Infantil “Irene Lança Ribeiro”, situado na Rua José Cardoso de Lima nº 426 Bairro Vila Planalto Fartura - SP, é uma instituição pública cujo órgão mantenedor é a Prefeitura Municipal de Fartura.

Essa creche recebeu esse nome em homenagem a senhora Irene Lança Ribeiro, uma pessoa muito admirada e reconhecida pelo seu trabalho farmacêutico durante muitos anos na cidade de Fartura e pela idoneidade de sua família junto à população. Esta senhora havia falecido alguns meses antes da inauguração da creche e a população resolveu prestar essa homenagem à família.

Desde então esse Centro de Educação Infantil atende as crianças farturenses já somando 17 anos, onde seu atendimento se dá com crianças de quatro meses aos seis anos de idade, que são divididas em dois períodos: manhã e tarde.

Também fica situado perto da entidade que atende crianças com necessidade especiais a APAE, do Seminário, onde residem jovens estudantes, perto da Rodovia que liga as cidades de Fartura e Taguai, e Fartura e Carlópolis. Também perto da entidade se encontra alguns pequenos sítios com uma vasta área de natureza em sua volta.

A CEI “Irene Lança Ribeiro” situa-se em um bairro de classe média e baixa, todas as casas são de alvenaria, todos possuem água encanada e rede de esgoto adequada, o tratamento é feito pela Sabesp que fica bem perto da instituição, temos também a coleta semanal do lixo, sendo: segunda, quarta e sexta o recolhimento do lixo orgânico e terça e quinta o lixo reciclável.

As áreas profissionais nas quais os moradores trabalham variam das mais diversas; trabalhadores braçais, costureiros e motoristas

de caminhão, mulheres que trabalham como domésticas ou no ramo de confecções, existem ainda alguns comércios pequenos como bares e mercados, e também agricultores e suinocultores. A escola tem como clientela não só as crianças do bairro em que esta situada, mas também crianças de todos os outros bairros, não se fazendo assim o padrão social do bairro o padrão predominante dentro da escola

3 - A ESCOLA E SUA ESTRUTURA FÍSICA, ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Estrutura Física

NOME: Centro de Educação Infantil “Irene Lança Ribeiro”

ENDEREÇO: Rua José Cardoso de Lima nº426, Bairro Vila Planalto, Cidade de Fartura - SP

Fone/Fax (14) 3382-1244

CEP 18870-000.

MODALIDADES DE ENSINO: Maternal, Jardim e Pré1.

• Salas de aula: 2;

• Salas de vídeo: 2 (na sala de aula);

• Cozinha: 1;

• Banheiros para funcionários: 2;

• Banheiros para alunos: 2

• Área disponível: pátio coberto, playground, amplo espaço gramado e arborizado com grande escada de acesso.

O espaço físico desse centro educacional é bem conservado, com pintura recente em todas as dependências. No seu interior contem seis salas amplas, arejadas e bem iluminadas com mobiliário necessário para sua utilização. Conta também com uma biblioteca com vários livros de histórias infantis e de pesquisas, revistas, jornais, gibis, onde as crianças têm acesso sempre acompanhadas de seus monitores e professoras. A cozinha e o refeitório são amplos, com mobiliários adequados para o atendimento.

A instituição conta também com uma sala

para a direção, dois banheiros para funcionários e dois banheiros com vários boxes para as crianças. No espaço externo, há uma grande área onde as crianças realizam exercícios físicos, duas salas de aula para a pré-escola com dois banheiros e um imenso pátio, uma vasta área de natureza com brinquedos e temos também árvores frutíferas. Enfim, é um local bem estruturado e adequado para atender as necessidades das crianças.

Estrutura Administrativa

Atualmente a instituição atende 150 crianças com idades que variam de quatro meses a seis anos de idade, o quadro de funcionários é composto de: 01 diretora; 06 berçaristas; 06 monitoras; 01 lavadeira; 01 faxineira; 01 merendeira e 04 professores pré-escolares.

O berçário fica separado para maior comodidade dos bebês, que no período das 11h00 ás 13h30 eles dormem.

O horário de funcionamento é das 6h30 ás 17h00, funcionando de segunda à sexta feira. As profissionais do Centro trabalham 40 horas semanais, sendo 8 horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com