TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio

Dissertações: Relatorio De Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Visou-se neste estágio diagnosticar de que forma se dá a atuação dos professores nas séries do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, em vista de que a formação destes acadêmicos inclui também a atuação nos referidos ciclos. Visou-se, ainda, prever a necessidade de intervenção pedagógica nas séries investigadas, a fim de contribuir com a escola, e, sobretudo, com os professores que receberam os estagiários em suas aulas.

Esse aluno necessita de um professor bem informado e preparado para trabalhar conteúdos e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade da criança apropriar-se de novos conhecimentos e experiências positivas, a alegria da convivência e descobertas de saberes, valores e lições de cidadania que a acompanharão pela vida, tornando-a cidadã instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias.

No ensino fundamental o processo de ensino-aprendizagem deve se dá de maneira diferenciada, respeitando as fases de desenvolvimento em que as crianças se encontram, assim, há necessidade de versar uma prática educativa que apresente recursos atrativos às crianças, uma vez que estes elementos são inerentes ao “mundo” da criança.

Tratar da atuação do pedagogo nas salas de aula requer antes enfatizar a importância dos conhecimentos sobre as teorias da psicologia, como também sobre ludicidade e didática na educação.

Assim, considera-se importante abordar algumas contribuições de Piaget, no que toca à questão da interação da criança com o ambiente, tendo em vista que é essa interação que faz com que se construam as estruturas mentais da criança, que por sua vez tende a adquirir maneiras de fazê-las funcionar. O eixo central nesse ponto, portanto, é a

interação organismo-meio, de modo que essa interação acontece através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções essas exercidas pelo organismo ao longo da vida.

Desenvolvimento

 Observação

O presente estágio foi realizado na sala de aula do 1º e 2º ano da escola EMEF “ Angelo Colafêmina”, que conta com 12 salas de aulas sendo 1º ao 5º ano do ensino fundamental, 1 sala de informática, uma quadra coberta, sala dos professores, sala de artes e biblioteca, secretária, sala da direção e sala da coordenação.

A professora Elaine do 1º ano é bem descontraída, amável com os alunos e sempre procura ver as crianças com mais dificuldades de aprendizagem, nesta sala de aula contem 22 alunos, alguns dos alunos vieram do jardim sem muitos conhecimentos, alguns nem sabem as letras do alfabeto, ou não tem nenhum conhecimento de números, onde se torna mais difícil o andamento do planejamento de aula. Ela Busca adaptar o conteúdo á realidade vivida pelos alunos e a da que se encontra na sala de aula. A temática abordada (período do estágio) nas turmas foi respectivamente, iniciação das consoantes para a percepção dos sons ao se juntar com as vogais.

Toda semana as salas são visitadas por fonoaudiólogas para que elas executem os sons, podendo assim encaminhar os alunos com mais dificuldades para uma maior avaliação, nesses dias a professora e eu ficamos na sala de aula para observação o andamento de cada aluno onde assim poderíamos trabalhar mais com as dificuldades de cada um.

Alem dos sons das práticas de uma Fonoaudióloga

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com