TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Educação De Jovens E Adultos

Trabalho Universitário: Relatorio De Estagio Educação De Jovens E Adultos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

BRUSQUE

2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – Educação de Jovens e Adultos, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Armilda Fischer Gervasi

Polo de Apoio Presencial: Cevisat

BRUSQUE

2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................02

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA................................................03

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA...............................................................................03

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO......................................................................03

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO.................................................................................03

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO..........................04

4 DESCRIÇÕES E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO........05

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O atual estágio de Educação de Jovens e Adultos oferece como objetivo, analisar como se amplia o ensino em sala de aula, de que modo os professores conduzem a aprendizagem para jovens e adultos, como se verifica a apreensão do conhecimento pelo aluno. Tem por finalidade ainda meditar como é a participação dos alunos com os professores e entre si e com o espaço escolar dia após dia.

O mencionado estágio é de suprema seriedade para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática pedagógica em sala de aula, freqüente com os alunos e professores e acostume ao espaço escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo cheio de jovens e adultos, que carecem aperfeiçoar sua formação.

Atualmente o CEJA onde nós alunas do curso de Pedagogia realizamos as observações para construção deste trabalho, funciona na Rua Adriano Schaefer, 40 – 2º e 3º pavimentos, centro de Brusque. .

Os alunos que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos, são em sua grande maioria jovens e adultos com no mínimo 14 anos para cursar Ensino Fundamental e 17 anos para Ensino Médio, assim também sendo trabalhadores que já passaram por várias experiências escolares. Algumas vezes, esse fato causa nos alunos um anseio de incapacidade. Outras vezes é o professor que subestima a competência intelectual do aluno adulto.

Em meio a tudo isso, observamos a preocupação da grande maioria dos professores da Educação de Jovens e Adultos, em usar práticas pedagógicas atualizadas e eficientes, com conteúdos significativos e úteis a vida dos alunos, que façam a diferença na hora de conseguir um trabalho, de disputar uma vaga em um curso técnico ou em um vestibular.

Quanto aos gestores da escola, também existe um grande empenho em instrumentalizar os alunos de conhecimentos que os ajudem a competir no mercado de trabalho e a terem acesso as novas tecnologias. A escola dispõe de laboratório de informática totalmente equipado e com profissional responsável, manhã, tarde e noite, para ministrar aulas de informática. O referido laboratório, também é aberto à comunidade, com agendamento prévio.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

Endereço, rua Adriano Schaefer, número 40 no Centro da cidade de Brusque em Santa Catarina.

2.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O CEJA da cidade de Brusque atende da no período matutino das 7:30 hs até 11:30 hs , vespertino 13:15 hs até 17:15 hs e noturno 18:30 hs até 22:00.

2.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

Jovens e adultos com no mínimo 14 anos para cursar Ensino Fundamental e 17 anos para Ensino Médio.

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA propicio ao cidadão a chance de retomar seus estudos, apontar uma educação de característica que lhe consinta fazer uso dos subsídios para renovar e significar o conhecimento, a fim de que esse possa lhe dar capacidades necessárias para definir situações/problemas nas suas múltiplas extensões.

Educar jovens e adultos introduzidos em um mundo com constante enriquecimento tecnológico e científico implica uma abrangência que situe este segmento da população no campo da leitura e da escrita de um lado, e de outro, na assimilação de informação e saberes que distingam para os aumentos da sociedade contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com