TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Supervisionado I

Exames: Relatorio De Estagio Supervisionado I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 7

Marta Rosangela Medeiros- RA 351651

Relatório de Estágio Supervisionado I

Taquara-RS

2014

Marta Rosangela Medeiros- RA 351651

Relatório de Estágio Supervisionado I

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionada I.

Taquara-RS

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1 Diagnóstico Institucional: 5

1.1 Identificações do Campo: 5

1.2 Identificações do Supervisor de Campo: 5

1.3 Descrições Gerais do Campo: 5

1.5 Considerações Parciais Sobre o Diagnóstico Institucional: 8

Considerações Finais 11

Referencias 12

INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho abordaremos a atuação do Serviço Social na área de Saúde Mental.

A Saúde Mental foi por muito tempo baseada no isolamento dos pacientes e hospitais psiquiátricos, mas com o passar do tempo muitas mudanças foram ocorrendo, o que nos permite a esperança e uma grande expectativa de novos modelos assistenciais, privilegiando assim as pessoas portadoras de transtornos mentais.

A reforma Psiquiátrica representa um grande avanço nas práticas em Saúde Mental e também para o Serviço Social.

1. Diagnóstico Institucional:

1.1 Identificações do Campo:

Nome da Organização: Fundação Hospitalar Dr: Oswaldo Diesel.

Endereço Completo: Rua 12 de Maio, 555- Três Coroas- RS.

E-mail: hospitaltrescoroas@blogspot.com.br.

1.2 Identificações do Supervisor de Campo:

Nome da Supervisora: Simone Péres.

Número do CRESS: 8059/RS

E-mail: as.simone@ig.com.br

1.3 Descrições Gerais do Campo:

A Fundação Hospitalar DR. Oswaldo Diesel está localizada na cidade de Três Coroas, uma cidade com cerca de 23.855 mil habitantes (conforme censo realizado em 2010) ,localizada junto a rodovia RS-115 que liga Taquara a Gramado, distante 92km da capital Porto Alegre RS, e 22km de Gramado, cidade turística.

O Hospital de Três Coroas foi fundado em 09 de agosto de 1945 pelo Dr. Oswaldo Diesel na época diretor do hospital. Sua estrutura naquele ano era de 880m² de hospital, de lá pra cá muitas ampliações e reformas foram acontecendo, atualmente a área total construída é de 1.822.63m², distribuídos de uma forma ampla, assegurando o bom atendimento a todos.

Em Dezembro de 2008 a Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel aderiu ao projeto leitos psiquiátricos e álcool e outras drogas em hospitais gerais, através de um convênio com a Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

No ano de 2010, com base na legislação vigente, procurou adequar-se ao serviço do hospital frente à portaria n°2.842 de 20 de Setembro de 2010.

Em 2011 voltou a reformular o projeto leitos psiquiátricos e álcool e outras drogas visando à adequação diante da legislação vigente e resolução n°402/11CIB/RS.

A Finalidade da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel e da Saúde Mental é realizar um atendimento humanizado e com qualidade, respeito e profissionalismo, podendo ser aplicado no cotidiano de todos.

Seu objetivo é oferecer tratamento para indivíduos dependentes químicos e pacientes psiquiátricos, seguindo à ética e o respeito à singularidade de cada indivíduo, trabalhando sua autonomia e condições de ressocialização.

Atende pacientes encaminhados pela rede, pacientes da microrregião do Vale do Paranhana, aqueles que procuram por sua própria vontade, e aquele que são encaminhados em consonância com a legislação que regula o serviço.

Segundo um levantamento feito pela Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel no período de Dezembro 2008 a Setembro de 2011 foi atendido 564 pacientes nos leitos de Saúde Mental, sendo 357 pacientes psiquiátricos e 207 por dependência química, em sua maioria o crack.

Atualmentea Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel conta com 10 leitos em Saúde Mental, desses 2 são custeados pelo Ministério d Saúde. A equipe de Saúde Mental é composta por uma Psiquiatra, uma Psicóloga, uma Assistente Social, um Educador Físico, uma Terapeuta Ocupacional, quatro Enfermeiras, oito Técnicos de Enfermagem.

Durante a internação a equipe de Saúde Mental elabora um Plano Terapêutico Singular (TPS) para cada paciente, durante essa internação serão realizadas atividades como; atendimento social, atendimento psicológico, atendimento psiquiátrico, atividades física, oficina terapêutica, entre outras.

A Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel conta com um convênio feito com Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com verbas Federais, com doações feitas pela comunidade local, programas como o carnê hospitalar, recursos próprios e parcerias realizadas, para assim poder investir cada vez mais na saúde da comunidade.

1.4 Serviço Social na Instituição:

O Serviço Social teve início na Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel no ano de 2009 quando se iniciou os trabalhos com leitos psiquiátricos e álcool e outras drogas em hospitais gerais. Atualmente conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com