TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Farmacia Psp

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio De Farmacia Psp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  3.585 Palavras (15 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 15

1. Introdução

O Sistema Único de Saúde (SUS) criado pela Constituição Federal em 1988 estabelece, que a saúde é um direito a todos os brasileiros e dever do Estado e é constituído por um conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicos federais, estaduais e municipais e, complementarmente, por iniciativa privada que se vincule ao Sistema.

Antes da Constituição Federal de 1988, o serviço era prestado pelo INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, ficando restrito aos empregados que contribuíssem com a previdência, nesse período o SUS se resumia a campanhas de vacinação, que visava promoção a saúde e prevenções de doenças.

Os princípios da saúde do SUS foram implantados na oitava Conferência Nacional de Saúde e a implantação foi de forma gradual, onde a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90) estabelece a universalidade, integralidade, equidade, descentralização, regionalização e hierarquização.

Além da saúde ser um direito a todos, a atenção a saúde inclui tanto os meios curativos quanto os preventivos, assim como os individuais e coletivos e todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de saúde, porem sabemos que no Brasil temos disparidades sociais e regionais.

O político-administrativo do SUS existe em três níveis, chamado de esferas, que são: nacional,estadual e municipal, com comando único e atribuições próprias e os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade crescente, dividindo-os em primário, secundário e terciário.

Os programas de saúde como vacinação, palestras e outros, são medidas primarias que aumentam a capacidade das pessoas de permanecerem livres de doenças através das campanhas promoção de saúde e de proteção.

A detecção precoce da doença e seus fatores de risco, podendo ser tratado antes que lesão irreversíveis estejam instaladas, como a aferição da PA, exames de mama e de próstata, fazem parte da medida secundaria, já no nível terciário, encontram-se medidas que visam evitar a progressão da doença já manifestada ou o aparecimento de complicação como pacientes com seqüela de alguma patologia.

O profissional farmacêutico teve seu espaço assegurado com a criação do SUS e foi garantido pela a Lei Orgânica da Saúde (Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990) onde estabelece que, entre seus campos de atuação, está incluída a execução da assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica e entre as ações, a formulação da Política Nacional de Medicamentos (PNM). (BRASIL, 1990)

O papel do farmacêutico tem sua importância no programa, pois precisam estar preparados para suprir as necessidades do sistema de saúde, tendo o cuidado e estar atentos para o uso racional de medicamentos.

Foi em 1994, que a Organização Mundial de Saúde - OMS solicitou a todos os países membros que definissem a função do farmacêutico na promoção e na aplicação da política farmacêutica nacional, para proporcionar saúde para todos. Ficou definido que os farmacêuticos e suas entidades exerçam a vigilância sanitária a fim de assegurar a qualidade dos produtos e dos serviços farmacêuticos, se encarreguem da gestão dos sistemas de aquisição e administração dos medicamentos e forneçam informações sobre os medicamentos, a fim de promover o seu uso racional, a participação ativa na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Dessa forma se torna fundamental o trabalho do farmacêutico na assistência farmacêutica no âmbito do SUS.

O PSF ou Programa de Saúde da Família, iniciou em 1994, com o objetivo de implementar a atenção básica aos municípios como um dos programas propostos pelo governo federal. A reorganização dos serviços e a reorientação das práticas profissionais é uma das principais estratégias do PSF.

Ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e continuas são as estratégias priorizadas pelo PSF, onde o atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicilio, pelos profissionais de saúde médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, criando vínculos de co-responsabilidade entre população e profissionais facilitando atendimento e identificar os problemas de saúde da comunidade.

No PSF onde está sendo realizado o estágio (CAIS) oferece os serviços de pronto atendimento, em que o paciente chega passando mal e é atendido, medicado, deixado de observação se necessário for e casos mais graves que necessitam de uma internação mais prolongada são encaminhados ao hospitais da localidade, além desse serviço, tem vacinação para prevenção de doenças, consultas com várias especialidades médicas, exames laboratoriais, raio X e outros exames de diagnósticos, atendimento dentário, notificação de doenças contagiosas, acidentes por animais peçonhentos, dengue e outros casos que necessite a notificação, e o serviço de farmácia onde são dispensados medicamentos como: antibióticos, antiinflamatórios, psicotrópicos, para renais crônicos, diabéticos e hipertensivos.

2. Objetivos

* Possibilitar por parte dos acadêmicos um maior entendimento, nos âmbitos profissionais de como é a saúde publica;:

* Conhecer e entender o funcionamento e dinâmica dos PSFs e principalmente da farmácia básica, objeto do estágio;

* Possibilitar a aprendizagem em âmbito social, profissional e cultural, em situação real, em áreas especificas de atuação do profissional farmacêutico;

* Orientação sobre a posologia correta dos medicamentos;

3.Desenvolvimento:

3.1. Organograma e organização funcional da Unidade de Saúde.

O CAIS Progresso funciona com duas equipes de profissionais, uma para a emergência e outra ambulatorial conforme quadro demonstrativo abaixo:

Emergência:

Equipe Quantidade

Médicos 24

Técnicos de Enfermagem 19

Enfermeiros 09

* Os médicos cumprem escala de 12 horas, sendo os plantões diurnos das 07:00 às 19:00 horas e, os noturnos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com