TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SÁUDE PÚBLICA- 7º SEMESTRE -CURSO DE FARMÁCIA-UNINORTE

Dissertações: RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM SÁUDE PÚBLICA- 7º SEMESTRE -CURSO DE FARMÁCIA-UNINORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  9.573 Palavras (39 Páginas)  •  10.664 Visualizações

Página 1 de 39

1. INTRODUÇÃO

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais baseados na atenção primária,com o intuito de constituir a principal porta de acesso para aqueles que necessitam do Sistema de Saúde (SUS), atendendo de forma integral a comunidade. O compromisso das UBSs para com a comunidade é muito maior que simplesmente atender problemas de saúde de menor complexidade, e sim a forte demanda que deve ser atendida de forma universal e integrada; propondo resolutividade das intercorrências, fazendo o encaminhando para serviços mais especializados e aplicando o mecanismo de referência e contra-referência entre as instituições, com garantia de atendimento continuado de forma eficiente (BERTUSSI; OLIVEIRA; LIMA, 2001). Este relatório descreve a experiência de estágio vivenciado por um Acadêmico de Farmácia em atendimento à disciplina de Saúde Pública – Serviços da Rede Básica, do Curso de Farmácia do Centro Universitário do Norte (UNINORTE), desenvolvido na UBS em Outubro/Novembro, em Manaus-AM.

2. OBJETIVOS

 Aplicar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teórico - praticas, adequando-os ás oportunidades oferecidas pelos campos de estágios;

 Desenvolver as atividades pertinentes ás áreas de atuação;

 Desenvolver as avaliações das atividades no campo de estágios

3. JUSTIFICATIVA

O estágio teve por finalidade complementar a formação da acadêmica, proporcionando conhecimento nas competências e habilidades necessárias ao Farmacêutico(a) da Rede Básica de Saúde, através do acompanhamento diário da prática Profissional da Farmacêutica da Universidade. Já o relatório tem por objetivo apresentar o campo, as atividades desenvolvidas e as percepções da acadêmica oriundas do estágio.

4. CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO.

4.1. LAYOUT DA UBS DEODATO MIRANDA LEÃO

FIGURA 1: LAYOUT DA UBS DEODATO MIRANDA LEÃO Fonte: COSTA.H,S.

4.2. FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES

FIGURA 2 : FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES NA UNIDADE Fonte: REIS, V. S.

4.3.ORGANOGRAMA DA UNIDADE

FIGURA 3 : ORGANOGRAMA DE HIERARQUIA DAS FUNÇÕES Fonte: REIS, V. S.

4.4. QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DA UBS

A UBS Deodato de Miranda Leão compõe-se de 26 funcionários no total no turno da manhã, dividido da seguinte forma:

SETOR N˚ DE FUNCIONÁRIOS FUNÇÃO

Recepção 2 Auxiliar Administrativo

Ass. Social 1 Assistente Social

Farmácia 1 Farmacêutico

Coleta 3 Tëcnico Enfermagem e Laborátorio

Nebulização 1 Técnico de Enfermagem

Imunização 1 Técnico de Enfermagem

Enfermagem 1 Enfermeira

Curativo 2 Técnico de Enfermagem

Triagem 2 Técnico de Enfermagem

Cons. Odontológico 2 1 Dentista e 1 Aux. De Saúde Bucal

Cons. Médicos 5 Ginecologista, Pediatra e Clinicos Gerais

Direção 4 Diretoria, Vice Diretoria e Aux. Administrativo

Serviço Geral 1 Aux. Serviços Gerais

Total: 26 funcionários

TABELA 1 : QUADRO DE FUNCIONÁRIOSFonte: COSTA, H. S.

5. EMBASAMENTO TÉORICO

5.1 SISTEMA ÚNICO DE SÁUDE (SUS)

O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto.

Do Sistema Único de Saúde fazem parte os centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue, além de fundações e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil. Através do Sistema Único de Saúde, todos os cidadãos têm direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Saúde vinculadas ao SUS da esfera municipal, estadual e federal, sejam públicas ou privadas, contratadas pelo gestor público de saúde.

O SUS é destinado a todos os cidadãos e é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população e compõem os recursos do governo federal, estadual e municipal.

O Sistema Único de Saúde tem como meta tornar-se um importante mecanismo de promoção da eqüidade no atendimento das necessidades de saúde da população, ofertando serviços com qualidade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivo do cidadão. O SUS se propõe a promover a saúde, priorizando as ações preventivas, democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde. O controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação - Vigilância Epidemiológica, são algumas das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da qualidade de remédios, de exames, de alimentos, higiene e adequação de instalações que atendem ao público, onde atua a Vigilância Sanitária.

O setor privado participa do SUS de forma complementar, por meio de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado quando as unidades públicas de assistência à saúde não são suficientes para garantir o atendimento a toda a população de uma determinada região.

O Brasil tem um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde um simples atendimento ambulatorial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com