TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Materias

Trabalho Universitário: Relatorio De Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Introdução:

Neste relatório serão apresentadas as Leis de Ohm e a variação da temperatura de acordo com a resistividade. Foi proposta uma prática onde são utilizadas duas lâmpadas de potência diferente para se calcular dados como corrente, potência e temperatura do circuito. No item 2, têm-se uma breve apresentação sobre os fundamentos da Lei de Ohm e da relação que existe entre a temperatura e a resistividade.

2 – Leis de Ohm:

2.1 - A primeira lei de Ohm

No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial U aplicada. Quando aplicamos uma diferença de potencial U nos extremos de um pedaço de um fio condutor, e mantendo a temperatura do mesmo, notamos que, quase sempre, essa tensão U será proporcional a corrente i.

O movimento ordenado de elétrons (corrente) no condutor fica sujeito a uma oposição que é conhecida como resistência elétrica. Ohm definiu que a constante de proporcionalidade entre U e i seria a “resistência elétrica” do condutor normalmente simbolizado por R.

A unidade de medida da resistência é o ohm e é simbolizada pela letra grega Ω. Então a primeira lei de Ohm pode ser enunciada pela expressão:

Os materiais que não obedecem a lei de Ohm são conhecidos como não ôhmicos, como por exemplo os diodos e transistores.

2.2 - Fatores que influenciam na resistividade elétrica e a Segunda lei de Ohm

Existem alguns fatores que influenciam na resistividade de um material:

1. A resistividade de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento.

2. A resistividade de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor.

3. A resistividade de um condutor depende do material de que ele é feito.

4. A resistividade de um condutor depende da temperatura na qual ele se encontra.

Ohm,de acordo com sua segunda lei, comprovou que a resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal constante é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de secção transversal e depende do material do qual ele é feito.

Portanto temos a 2ª Lei de Ohm, que pode ser expressa da seguinte forma:

ρ (letra grega Rô) representa a resistividade elétrica do condutor usado e a sua unidade de media é dada em Ω.m no SI.

Obs: No ensaio foi observada a variação da resistência de acordo com o aumento da temperatura, o que será estudado a seguir.

Na grande maioria dos casos, a resistência dos condutores aumenta com o aumento da temperatura. Apenas alguns condutores especiais, como o carvão e os óxidos metálicos e as soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com