TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Solubilidade

Ensaios: Relatorio De Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/1/2013  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  1.580 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A maioria dos materiais utilizados no dia-a-dia constitui uma mistura de varias substancias. Qualquer porção de matéria formada por unidades estruturais (átomos, moléculas, aglomerados iônicos) iguais entre si e que apresentam características físicas e químicas tais como PF, PE, composição, densidade e cor definidas e constantes denominamos, substância pura. A mistura é qualquer porção de matéria formada por duas ou mais substancias diferentes e apresenta características físicas e químicas (PF e/ou PE e composição) variáveis.

Nessas misturas, as diferentes substâncias se atraem de tal modo que não há superfície de separação entre elas. Toda mistura desse tipo apresenta, então, um aspecto uniforme. Dizemos que essas misturas são homogêneas também chamadas de soluções. Misturas nas quais e fácil perceber duas ou mais fases como, por exemplo, a mistura de água com areia, a mistura de água com óleo, a mistura de álcool com cascalho e muitas outras, são chamadas de misturas heterogêneas.

Os processos de separação não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura. Eles servem para separar materiais sólidos, líquidos e gasosos. No caso da separação de materiais sólidos de uma mistura heterogênea (que ocorre em fases distintas) utiliza-se, por exemplo, a catação, a separação magnética e a dissolução fracionada, entre outros. Na separação dos componentes das misturas homogêneas sólido-líquidas, deve-se separar os componentes por meio dos diferentes pontos de ebulição (PE) dos materiais, pois os sólidos encontram-se dissolvidos no líquido, o que impede que a filtração consiga separá-los. Nesses casos, é comum adotar como método de separação a evaporação ou a destilação simples.[1]

Materiais e Reagentes

3 Béquer de 100mL

1 Béquer de 50 mL

Proveta de 50 mL

Vidro relógio

Bastão de vidro

Garra pra funil

Estufa

Suporte universal

Cápsula de porcelana

Chapa de aquecimento

1 Funil

Papel filtro

Pinça metálica

Imã

Banho de gelo

Areia lavada

Limalha de ferro

Cloreto de sódio

Dicromato de potásio

Procedimento Experimental

Separar os componentes de uma mistura que contém: areia, limanla de ferro, Cloreto de sódio e Dicromato de potássio.

Pegou-se a mistura contendo os quatro componentes e adicionou-se 10 mL de água. A mistura foi aquecida até a ebulição. Durante o aquecimento da mistura, aproveitou-se para aquecer mais 10 mL de água em um béquer de 50 mL. Enquanto ocorria a dissolução da mistura, foi preparado o equipamento da filtração. Pegou-se o béquer contendo a mistura e realizou a filtração rapidamente, para não resfriá-la. Em seguida passou os 10 mL de água quente sobre o resíduo que ficou no filtro.

Foi levado para estufa o resíduo que sobrou no filtro e depois de bem seco, passou um imã sobre a mistura e separou os componentes.

Pegou-se o filtrado e o colocou no banho de gelo observando o que acontecia.

Resultados

Inicialmente analisou-se a mistura dada no béquer, uma mistura heterogênea, que tinha como componentes: areia (5,5g), limalha de ferro (2g), cloreto de sódio (2g) e dicromato de potássio (0,5g). Esta foi levada a chapa de aquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com