TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Solubilidade de compostos iônicos e moleculares - Química Geral

Por:   •  16/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  2.341 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivos

  1. Verificar as diferenças entre a fusão de substâncias iônicas e moleculares.
  2. Verificar experimentalmente a solubilidade de alguns compostos em diferentes solventes.

Procedimento (1) – Fusão de sólidos iônicos e moleculares

        Colocou-se uma placa de aquecimento sobre a base de um suporte universal, e colocou-se sobre a placa um béquer com sacarose (sólida). Prendeu-se uma mufa com argola no suporte. Prendeu-se o termômetro à argola por meio de um pedaço de barbante a uma altura que permitisse que o bulbo do termômetro encostasse ao máximo na sacarose, mas sem que o mesmo encostasse ao fundo do béquer. Aqueceu-se o sistema até que a fusão da sacarose ocorresse.

Observações

  • A temperatura de fusão máxima visualizada no experimento foi de 130 ºC, porém, o ponto de fusão da sacarose é de 186 ºC.

  • Fundiríamos não só a sacarosa (composto molecular) como também o Cloreto de Sódio (composto iônico), para visualizarmos experimentalmente a diferença entre os pontos de fusão desses compostos. O NaCl por ser um composto iônico e ter um rede mais forte, tem elevado ponto de fusão, enquanto que a sacarose, por ser um composto molecular, tem o ponto de fusão inferior ao do NaCl.

  • Observou-se também que a porção de sacarose mais próxima da manta fundiu primeira.
  • A sacarose, de cor branca, tornava-se amarela conforme ocorria sua fusão. A mudança de cor se dever ao fato de que a sacarose ao fundir-se reage com oxigênio e sofre alteração em sua coloração.

Esquema de aparelhagem

[pic 1][pic 2]

        Foto 1: Aparelhagem montada para fusão da sacarose.               Foto 2: Sacarose já no seu estado líquido

Conclusão

        O conhecimento acerca do comportamento dos compostos iônicos e moleculares nos possibilitou uma perspectiva à temperatura de fusão deles de acordo com o tipo de interação molecular que realizam fundimos um composto molecular com o uso da placa de aquecimento porque as ligações realizadas pelo mesmo tem força mediana, tornando seu ponto de fusão mediano e compatível com a temperatura oferecida pela placa.

        Para que seja possível comparar experimentalmente os pontos de fusão de um composto iônico e de um covalente, é necessário que se tenha disponível uma técnica de aquecimento que chegue a elevadas temperaturas no caso dos compostos iônicos.

Procedimento (2) – Solubilidade de compostos iônicos e moleculares

        Colocou-se uma pequena porção (alguns cristais, no caso dos sólidos) de Cloreto de Sódio (sólido), naftaleno (sólido), iodo (sólido), sacarose (sólida) e óleo vegetal (líquido) em quatro tubos de ensaio para cada soluto. Adicionou-se mediante à uma pipeta graduada de 1 ml, alíquotas de 0,5 ml (até 2 ml no máximo) de água, etanol, acetona e tetracloreto de carbono a cada tubo de ensaio contendo o soluto para solubilizar, de modo a formar vinte combinações diferentes de soluções (com um soluto e um solvente). Agitou-se cuidadosamente cada tubo de ensaio após a adição de cada alíquota de solvente. Procurou-se obter uma perspectiva de quais solutos dissolveriam mais facilmente e em maior extensão nos respectivos solvente até que de fato observou-se oque realmente aconteceu em cada tubo de ensaio e registraram-se os respectivos volumes de solvente gasto em cada situação.

Observações

Tabela de solubilidade comparativa

Solutos

Solventes

H2O

C2H5OH

(CH3)2CO

CCl4

NaCl(S)

Muito solúvel

Muito pouco solúvel

Muito pouco solúvel

Muito pouco solúvel

C10H8(S)

Muito pouco solúvel

Pouco solúvel

Pouco solúvel

Muito solúvel

I2(S)

Muito pouco solúvel

Pouco solúvel

Muito solúvel

Pouco solúvel

C12H22O11(S)

Muito solúvel

Muito pouco solúvel

Muito pouco solúvel

Muito pouco solúvel

Óleo Vegetal(l)

Imiscível

Pouco Miscível

Miscível

Miscível

Tabela 1: Resultados obtidos experimentalmente

        Os resultados da prática de compostos iônicos e moleculares apresentaram para todas as quatro substâncias analisadas um padrão. As substâncias polares como o cloreto de sódio e a sacarose mostraram-se solúveis em água e muito pouco solúveis em tetracloreto de carbono. O comportamento contrário, exceto para a molécula de iodo, foi observado para as substâncias apolares restantes. Para os solventes etanol e acetona, o cloreto de sódio mostrou-se mais solúvel no primeiro, devido à soma entre a sua capacidade de realizar ligações de hidrogênio e ao seu parâmetro de solubilidade ser maior que da acetona. A sacarose mostrou-se muito pouco solúvel nos solvente acetona e etanol, não sendo possível, experimentalmente, afirmar em qual solvente a sua solubilidade foi maior, entretanto, de acordo com a teoria a sacarose é mais solúvel no etanol pelos mesmos motivos apresentados para o cloreto de sódio. O óleo vegetal mostrou-se miscível em 0,5ml de acetona e muito pouco miscível em etanol. Este resultado pode ser explicado devido ao parâmetro de solubilidade relativo às forças de London ser maior para a acetona (47%) do que para o etanol (36%). O Naftaleno mostrou-se muito pouco solúvel tanto em acetona quanto em etanol, não sendo possível verificar em qual solvente esta substância é mais solúvel, porém, de acordo com a teoria e pelos mesmos motivos mencionados para o óleo vegetal, o naftaleno é mais solúvel em acetona. O iodo, ao contrário do esperado, mostrou-se pouco solúvel em tetracloreto, sendo mais solúvel em acetona. Esse resultado pode ser explicado pela rede fraquíssima do I2 mantida pela ligação pisca-pisca, permitindo a sua melhor solubilização pela acetona, substância moderadamente polar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com