TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Pratica Laboratorial-Solubilidade

Artigo: Relatório De Pratica Laboratorial-Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente. Este é um componente cujo estado físico se preserva, quando a mistura é preparada ou quando está presente em maior quantidade. Os demais componentes da mistura são denominados solutos. Uma vez misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, também chamada de solução.

Misturas homogêneas são aquelas em que não se distinguem os diferentes componentes, ou seja, apenas uma fase pode ser identificada.

A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito, em função das características das substâncias envolvidas e da compatibilidade entre elas (soluto e solvente). Quando a água é o solvente, algumas substâncias possuem solubilidade infinita, ou seja, misturam-se em qualquer proporção com a água. Outras possuem solubilidade limitada, outras insolúveis. Devido à sua capacidade de dissolver um grande número de substâncias, a água é considerada um “solvente universal”.

Com relação a um dado solvente, as substâncias podem ser classificadas como: insolúveis, parcialmente solúveis ou solúveis. A solubilidade em água é mais comumente apresentada em termos de massa de soluto por 100 g de água (relação massa/massa).

2. REAGENTES

BUTANOL -Butanol é um álcool, chamado popularmente de álcool butílico, com a fórmula química C4 H10 O (carbono, hidrogênio e oxigênio). É um líquido claro, com cheiro sufocante, não residual, solúvel em etanol e pouco solúvel na água.

O butanol é usado como solvente industrial e também como combustível.

Fórmula: C₄H₁₀O

Densidade: 810,00 kg/m³

Ponto de fusão: -90 °C

Classificação: Álcool

ETANOL - O etanol, também chamado álcool etílico e, na linguagem corrente, simplesmente álcool, é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído.

É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis

Fórmula: C2H6O

Densidade: 789,00 kg/m³

Ponto de ebulição: 78,37 °C

Massa molar: 46,06844 g/mol

Ponto de fusão: -114 °C

Pressão de vapor: 5,95 kPa

Classificação: Álcool

CICLOHEXANO - é um solvente orgânico cíclico, obtido através de reações de redução do benzendo na presença de hidrogênio e altas pressões, ou da ciclização de compostos alifáticos. É utilizado na produção de álcool anidro a partir do álcool hidratado, uma vez que sua mistura no sistema água-álcool abaixa o ponto de azeotropia da mistura, permitindo que os compostos possam ser destilados em temperaturas diferentes.

Fórmula: C6H12

Ponto de ebulição: 80,74 °C

Densidade: 779,00 kg/m³

Massa molar: 84,16 g/mol

ETER DE PETRÓLEO - Éter de petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtém na destilação do petróleo. - Estado físico: líquido

- Cor: incolor

- Odor: odor próprio

- Temperatura de ebulição: 30 - 70ºC

- Temperatura de ignição: ~250ºC

- Ponto de Inflamabilidade: < - 21ºC

- Limites de explosão: 1,0 – 6,5 v %

- Densidade / 20ºC: 0,65

- Solubilidade: em água: insolúvel

em clorofórmio: solúve

SOLUCÃO DE IODO 3% - Cerca de 3% de I em água e álcool - é usada para desinfetar ferimentos e purificar água para fins potáveis). O iodo puro pode ser obtido pela reação do iodeto de potássio com sulfato de cobre. Existem vários outros meios para isolar o elemento. Comercialmente é obtido pela ação do cloro gasoso na água salgada, oxidando os íons: 2I- + Cl2 → I2 + 2Cl-. É um halogênio, sólido brilhante, de cor azul escuro. Em temperaturas usuais, volatiliza-se em um gás azul-violeta de odor irritante. Combina-se com muitos outros elementos, mas é menos ativo que os demais halogênios, que o removem dos iodetos. Exibe algumas propriedades de metais. Facilmente solúvel em clorofórmio, tetracloreto de carbono e dissulfeto de carbono, formando uma solução de cor violeta. É pouco solúvel em água.

3. OBJETIVO

O objetivo é estudar e compreender a miscibilidade e solubilidade em determinadas misturas de composto orgânicos e sais.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

4.1. MATERIAIS

- Bastão de vidro

- Tubo de ensaio

- Estante para tubo de ensaio

- Pipetas graduadas de 10 (dez) mL

- Peras

- Béqueres

- Erlenmeyer

4.2. MÉTODOS

Enumerou-se 10 tubos de ensaio (1 a 10). Foi colocado em cada tubo de ensaio uma primeira substância, considerada por solvente, por estar em maior quantidade, depois foi introduzido com o auxílio de uma pipeta a substância considerada soluto, por ser menor quantidade, 1 ml. Logo foi observado se as substâncias se misturavam ou não, assim revelando se eram miscíveis, parcialmente miscíveis ou imiscíveis.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com