TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Determinação De Indice De Acidez

Dissertações: Relatorio Determinação De Indice De Acidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 3

AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ

1. INTRODUÇÃO

O álcool etílico: uma das mais importantes fontes de energia renovável. Os átomos representados pela cor vermelha e branca são Oxigênio e Hidrogênio respectivamente (grupo OH). O nome popular para o composto é Etanol, este se tornou o principal biocombustível de nosso país, a explicação vem do fato de que é uma fonte de energia renovável. O que isso que dizer?

Sabe-se que o petróleo usado para se obter combustíveis como a gasolina, por exemplo, é uma fonte não renovável. Como o próprio nome “combustível fóssil” já diz, provém de animais e vegetais mortos, ou seja, são necessários milhares de anos para que as jazidas de petróleo se formem.

Já o etanol pode ser produzido através da cana-de-açúcar, que mantém um ciclo de produção (corte e plantio), constituindo enormes plantações em todo o Brasil. Daí o porquê deste combustível ser tão importante em nosso país.

A cana-de-açúcar não é a única fonte de Etanol, este pode ser produzido a partir de grãos (milho, soja), beterraba, entre outros. Aliás, esses são os recursos renováveis usados em países como os Estados Unidos por exemplo.

A importância do uso de biocombustíveis está em abaixar os níveis de monóxido de carbono (CO) liberados pela combustão incompleta da gasolina. CO é o gás causador da poluição fotoquímica, ele surge a partir da queima de combustíveis fósseis, sendo assim, o Etanol não entra na lista dos responsáveis pela emissão desse poluente.

Os ácidos graxos participam da constituição dos mono, di e triglicerídios, principais constituintes dos óleos e gorduras. Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos que apresentam uma característica que os diferenciam dos demais constituintes desse grupo: cadeias longas e insaturadas. Por serem ácidos carboxílicos, os ácidos graxos podem ser neutralizados por ação de uma base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH) e o hidróxido de potássio (KOH).

Se os ácidos graxos são constituintes dos óleos e gorduras na forma de mono, di e triglicerídios, uma grande quantidade de ácidos graxos livres indica que o produto está em acelerado grau de deterioração. A principal conseqüência disso é que o produto torna-se mais ácido

2. OBJETIVOS

- Verificar a existência de ácidos graxos livres em óleos e gorduras;

- Pesquisa a quantidade deles nas seguintes substancias;

- Determinação do índice de acidez;

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1. MATERIAIS E REAGENTES

 Soluçaõ de éter etílico e etanol 95%, na proporção de 2:1;

 solução indicadora de fenolftaleína 1%*;

 Solução de hidróxido de sódio (NaOH)0,1 M padronizado;

 Óleo (de soja ou qualquer outro tipo)

 3 erlenmeyers de 25ml

 Bureta de 25ml

 Suporte para bureta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com