TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Estagio

Dissertações: Relatorio Do Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

1 Introdução

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – UVA, ministrada pela professora Ana Luiza de Morais como um cumprimento da exigência acima.

O estágio foi realizado na Creche Casa da Criança do Município de Caucaia. A escolha dessa Creche se deu em função de sua ótima influência na Cidade, pois apesar de ser uma Instituição Pública ela se diferencia das demais pelo seu alto índice de organização institucional. Os profissionais que a constituem são altamente disciplinados e organizados, contribuindo diretamente para que tudo ocorra com qualidade.

O estágio foi realizado no período de Janeiro de 2014 a Junho de 2014.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, em que se encontra a estrutura organizacional deste relatório; corpo do relatório, dividido em fase de observação, de intervenção e de regência, contendo os planos diários; e anexos que contêm as atividades realizadas em sala de aula,

1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Nome da Empresa: CEDI CASA DA CRIANÇA

Endereço Completo: Pabussu, Nº 250, Caucaia.

Número aproximado de funcionários: 18

2 Relatório de Observação

A Creche Casa da Criança atende a uma clientela de mais ou menos uns 80 alunos em cada turno distribuídos entre os níveis III, IV e IV. No turno da tarde que foi o turno que estive presente e pude analisar com mais clareza, percebi que apenas o infantil IV e V têm um professor e um auxiliar, já nos outros níveis tem apenas um professor em cada sala.

O grupo gestor é composto pela Diretora Jenny, Coordenadora Pedagógica Kelly e Secretaria Conceição. A diretora Jenny está em todo lugar da escola, no inicio da tarde passa perguntando quais crianças faltou ou informando cada professora porque tal criança não foi naquele dia, e o mais incrível, a mesma sabe quem é cada criança, quando chega à hora da saída ela está no portão chamando às crianças de cada sala de acordo com a chegada dos pais. A relação da escola com os pais é muito interessante e me chamou muito atenção, pois a escola trabalha sempre com projetos didáticos semanais ou mensais onde faz questão de deixar claro que a importância da família nesse processo da criança é essencial, contribuindo assim significativamente para o desenvolvimento infantil.

Quanto à estrutura física a escola conta com quatro salas de aula, um refeitório que por ser pequeno a coordenadora organiza o rodízio do lanche onde cada professora tem o tempo máximo de ficar lá com as crianças para que assim as outras salas não possam esbarrar umas nas outras e causar assim uma desorganização. Um Banheiro social para os funcionários da instituição, Um banheiro para visitantes, e cada sala possui um banheiro com lavatório, aparelho sanitário e descarga, uma secretaria junto com a diretória, e uma pequena sala de leitura com uma TV e um DVD, e um pátio amplo reservado onde acontece acolhida com haste amento da bandeira nacional.

A sala de aula em que estava apesar de ser do infantil III não era um ambiente tão decorado, tinha apenas as vogais, um flanelógrafo com a data de aniversários dos alunos, do lado direito a mesinha com o material da professora o quadro branco, um varal para expor as atividades que são realizadas no dia-a-dia, do lado esquerdo tem dois armários onde se guarda os materiais de apoio as aulas, tais como tintas guache, massa de modelar, giz de cera, entre outros, quatro mesinhas que tem o formato de uma flor e que é composta por 5 cadeiras cada uma, totalizando 20 cadeiras na sala. Na parede, um ventilador, que não funciona e a sala é bem quente, possui apenas uma entrada e uma janela.

3 Relatório da Intervenção

No primeiro dia que frequentamos a sala, os alunos me receberam bem, aparentemente todos curiosos para saber o que eu estaria a fazer lá. Logo depois comecei a me apresentar para a turma, expliquei o motivo que me levou a frequentar a escola.

A rotina da classe se direcionava desde a chegada dos alunos. Ao entrar todos deixavam as mochilas na sala, a professora que estava na sala nos dias do meu estágio não era a que estava todos os dias na sala, pois era o dia do planejamento da professora titular e quem ficava então era a professora denominada “pai” no município de Caucaia.

Devido a esse fato os alunos dessa turma de infantil III apresentava mais vergonha e timidez, por que se encontravam duas professoras que só entravam em sua sala nas quartas-feiras e isso na cabeçinha deles causa uma confusão por ser o primeiro ano deles na creche. Mas a partir da segunda semana eles já demonstraram mais confiança e afetividade pelas duas professoras presentes na sala. Muitos chegavam a dizer: - Tia! Eu não quero sentar aqui, vou sentar pertinho de você! Os meus olhos e meu coração se enchiam de amor e de carinho ao ver crianças tão pequeninas naquele ambiente longe de sua família quatro horas, mas demonstrando sem vergonha algum carinho e afeto.

A professora sempre recebia os alunos com uma breve oração e com uma Contação de história, que as vezes já vinha planejada em seu plano de aula outras vezes não. Após terminar esse momento de oralidade anos organizávamos todas as crianças para participar da acolhida no pátio. Levávamos todos eles em fila indiana e voltavam da mesma forma.

Deu pra perceber que a maioria da comunidade escolar cumpre a rotina da escola, tais como professores, pais e funcionários em geral. É bastante natural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com