TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Filme A Força De Um Ideal

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Do Filme A Força De Um Ideal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 4

Sobre o Ato de Aprender

Aécio Cândido

A obra sobre o ato de aprender, escrita por Aécio Cândido . Nasceu em Cuité, cidade serrana da Paraíba. Pai sapateiro, mãe costureira. Ex-camponeses que deixaram o campo no início da década de 50. A herança camponesa dirigiu a formação para os assuntos da terra: ginásio agrícola em Currais Novos, técnico agrícola em Jundiaí, Macaíba, e graduação em Engenharia Agronômica, na ESAM. E mais: mestrado em Sociologia Rural, na Universidade Federal da Paraíba, e doutorado em Sociologia do Desenvolvimento, na Universidade Laval, província de Quebec, Canadá. Desde os 17 anos ganho a vida como professor. Publicou dois livros de poesia, um de contos e uma peça de teatro, esta em parceria com o poeta popular Crispiniano Neto.

O ato de aprender nos permite compreender e explicar um problema que nós deparamos todos os dias. Os estudantes não tem a capacidade de produzir um texto com ideias logicas. A capacidade de se expressar pela escrita esta se perdendo e com ela esta se perdendo grande parte das referencias culturais.

O pensamento magico nada mais é do que a ignorância do ser humano em pensar que para chegar a um determinado ponto não terá que construir o meio para chegar ao objetivo traçado, mais fácil pensar no que vai conseguir do que pensar no caminho que terá que trilhar para alcançar tal objetivo.

Aprender nem sempre é um ato doloroso e contrário á natureza. A aprendizagem está a nossa volta e é concreta. É tudo aquilo que esta ausente, como o objeto, fato ou ideia, e precisamos da linguagem escrita para entrar no raciocínio abstrato. Aprender é a construção de uma porção do homem, que muito não dão a mínima ao ato de aprender e acabam se alienando com os meios de comunicação social.

O que se precisa aprender hoje que a escolaridade esta abstraindo, deixando de lado um dado essencial que é a qualidade de ensino. Antigamente a educação era doméstica, o filho herdava a profissão do pai, e hoje isso é diferente decorrente da facilidade do acesso, ao estudo, hoje em dia, pode escolher a profissão que deseja.

Compreender o domínio da língua e da língua escrita é o maior esforço intelectual que temos é com o modo de escrever corretamente. Se lermos muito temos um domínio da língua e escreveríamos melhor .O problema que muitos não tem esse abito de ler , e acaba falando tudo errado . Quem ler, se expressa mais licitamente, fala corretamente. Ninguém aprende a escrever a se não souber ler, e em universidades o que vemos é acadêmico escrevendo errado, embora muitos cursos tolerasse a falta de leitura. Quem ler obtém um bom conhecimento ao escrever e ao falar.

Impactos entre o individuo e sociedade: a educação fornece ao individuo entrar na sociedade, e tem a liberdade de criar um comportamento á mesa, o cumprimento, o comportamento dentro de um banco, na sala de aula, e etc. O individuo constróis, atinge seu objetivos, ele tem condições de para si e para fora de si , com condições de olhar para a sociedade reconhecer-se e nela reconhecê-la em si.

Desenvolvimento racionaliza a sociedade praticando o planejamento familiar, queda da mortalidade infantil, qualidade da mão–de-obra, racionalizando os recursos domésticos, qualidade da participação politica, maior coesão social, maior mobilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com