TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA : EQUILÍBRIO QUÍMICO

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

EQUILIBRIO QUIMICO

3. RESULTADOS

Explique o que aconteceu em cada experimento:

• Em 10 gotas de água destilada adicionar uma ponta de espátula de cristais de sacarose.

C12H22O11 + H2O  C2H6O + CO2

Em 10 gotas de etanol adicionar uma ponta de espátula de cristais de sacarose.

C12H22O11 + C2H6O  C2H5OH + CO2

Resultado: Após agitação, os cristais se dissolveram na água e a solução permaneceu incolor, na solução com etanol, após agitação, os cristais se dissolveram, entretanto, a solução ficou turva e com pequenas partículas que demonstram possível precipitação. Essa diferença de solubilidade de deve a estrutura molecular e as polaridades dos compostos, sendo a água e a sacarose polares, estas de dissolvem, entretanto, o etanol apolares, por isso a dissolução finaliza por completo.

• Em 10 gotas de cromato de potássio (solução amarelo esverdeado) foram adicionadas 5 gotas de ácido clorídrico 6 mol/L (solução incolor).

K2CrO4 + HCL  2KCl + H2CrO4

Resultado: A cor mudou de amarelo esverdeado para laranja. No mesmo tudo, foram adicionados mais 5 gotas de NaOH 6 mol/L, não houve alteração na coloração, mas foi percebido a liberação de energia através do aumento da temperatura no tubo de ensaio (reação exotérmica)

• Em 10 gotas de dicromato de potássio (solução amarelo esverdeado) foram adicionadas 5 gotas de ácido clorídrico 6 mol/L (solução incolor).

K2Cr2O4 + HCL  2KCl + H2Cr2O4

Resultado: Não houve alteração na coloração. No mesmo tudo, foram adicionados mais 5 gotas de NaOH 6 mol/L, não houve alteração na coloração, mas foi percebido a absorção de energia através da diminuição da temperatura no tubo de ensaio (reação endotérmica)

• Em 10 gotas de nitrato férrico (amarelado) 0,1 mol/L foram adicionados 5 gotas de tiocianato de potássio (incolor) 0,1 mol/L.

Fe(NO3)3 + KSCN  Fe(SCN)3 + KNO3

Resultado: A coloração da solução mudou para vermelho tijolo. Após, foi adicionada aproximadamente 40 gotas de água destilada, mas aparentemente foi possível notar apenas a diluição da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com