TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio

Trabalho Universitário: Relatorio Estagio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

As alunas do curso de pedagogia, concluíram o estágio supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A formação para o estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental se dá no curso de pedagogia, oferecido pela Faculdade Anhanguera de Anápolis, o curso é semestral, as disciplinas oferecidas contribui para a formação profissional do aluno.

O estágio supervisionado deste período tem o total de 100 horas, distribuídas em atividades nas series iniciais do Ensino Fundamental. Para a execução da prática pedagógica selecionei a, em, na sala do 3° ano do Ensino Fundamental do período matutino, que é ministrada pela Professora

O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de

algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática.

A monitoria em realidades diversas, como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional.

ATIVIDADE 01- Atividade de orientação e discussão do estágio.

Relatar de que forma foram desenvolvidas as atividades de orientação e discussão do estágio, descrevendo uma reflexão pessoal quanto á importância desses encontros para a realização do estágio.

RELATÓRIO

Tivemos aulas de orientação com o Professor Marcelo Gomides, onde ele explica o que deveríamos fazer, e cada um fazia perguntas para tirar as duvidas. Esta orientação e discussão foram de suma importância para o nosso conhecimento, pois aprendemos muito com as duvidas de cada um, podendo assim entender melhor a importância do estágio.

ATIVIDADE 02- Apresentação do estagiário na unidade escolar.

Incluir cópia da Carta de Apresentação e original do Termo de Concessão, devidamente assinados.

ATIVIDADE 03- Pesquisa no documento de registro do planejamento da escola (Plano Escolar), para conhecimento da concepção de aprendizagem adotada pela escola para Educação Infantil.

METODOLOGIA DE ENSINO

Na escola Municipal Raio de Luar, perpassa pela metodologia.

Sócio-Interacionalista. Sendo assim muito mais que um caminho, a metodologia é uma orientação da ação pedagógica sob a visão, que aprendizagem e uma experiência social de interação pela linguagem e pela ação.

A escola prioriza a participação em grupo e compartilhamento de seus alunos como sujeitos autônomos, construtores de conhecimento e de cultura.

O trabalho deve ser realizado num método participativo entre professores, pais e alunos, com pesquisas e trabalhos em grupo numa ação dialógica. Não esquecendo a afetividade fazendo acontecer um dia-a-dia como muita afetividade. O trabalho em grupo facilita a aprendizagem diminui a sensação de solidão do aluno inserindo-o na sociedade e facilitando a interação do individuo.

Desta maneira a aprendizagem e resultado da interação social e compartilhamento de idéias para a produção do conhecimento coletivo e desenvolvimento de um aluno critico e criativo, capaz de interagir na sociedade.

ATIVIDADE 04- Entrevista com o coordenador pedagógico tendo como foco o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

4.1- Resumidamente, quais são as suas atribuições?

Acompanhar o processo ensino aprendizagem, dar suporte pedagógico ao professor e analisar juntamente com ele os resultados acadêmicos dos alunos.

4.2- Como se organiza o trabalho didático da escola (formas de planejamento, definições de procedimentos metodológicos e dos conteúdos que serão trabalhados, organização de projetos...)?

Todo trabalho e feito a partir da matriz de habilidade, desenvolvendo também os projetos contidos no PPP (Projeto Politico Pedagógico) sendo este realizado em reuniões com toda equipe docente. Porém as aulas são planejadas semanalmente.

4.3- Em que espaços e com qual freqüência são realizadas as formações docentes?Quais assuntos são mais tratados nesses encontros?

Geralmente são realizadas dentro do ambiente escolar. Semana pedagógica sendo uma semana para estudo direcionado para professores; temos Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa, uma vez por semana no período noturno; reuniões do Projeto Agrinho que se intercala com as aulas do Pacto Nacional.

4.4- Você acredita que relacionar a teoria que sustenta a proposta pedagógica escolar a pratica utilizada em sala de aula é uma dificuldade encontrada pelos professores?De acordo com a sua experiência, por que ocorre essa dificuldade?

Sim. Ainda há um distanciamento entre teoria e pratica, na realidade do ensino aprendizagem. Falta de preparo profissional, compromisso, e dificuldades para lidar com diferentes realidades.

ATIVIDADE 05- Levantamento dos Objetivos

Levantamento dos objetivos e da organização didática dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Os objetivos e organização didático-pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental é a Socialização entre eles oferecendo espaço para a construção e vivencia de um currículo com ideias de ética, justiça, respeito, amor, superando a exclusão social e toda a forma de preconceitos.

O Projeto Politico Pedagógico tem como finalidades educativas resgatar as crenças, valores e propósitos da ação pedagógica, abrangendo as dimensões humanas, culturais, sócio-políticas e éticas.

Os conteúdos são ministrados de forma interdisciplinar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com