TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Extração de Essência e Pigmentos

Por:   •  4/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 7

Extração de Essências e Pigmentos

[pic 1]

Questionário Aula 1

Laboratório de Química Orgânica l

Professores: Irene L. Ramos

Dr. Carlos Brito

Ademir Gomes ----------------------15047041

Ariane Rosa-------------------------- 15047032

Daniele Barreto----------------------15046788

Leonardo Augusto-------------------15047113

Nádia Alexsandra--------------------15296831

Extração de Essências e Pigmentos

Questionário

  1. Dê 5 exemplos de óleos essenciais com suas respectivas fórmulas estruturais. Anexe imagens da planta da qual é extraído.

Resposta:

1- Óleo Essencial de Noz – Moscada                         2- Óleo Essencial de Coentro                                    

 [pic 2] [pic 3]            [pic 4] [pic 5]

               3 – Óleo Essencial de Canela                                       4 – Óleo Essencial de Camomila

                  [pic 6] [pic 7]                     [pic 8] [pic 9]

                                                                  5- Óleo Essencial de Jasmim

                                                          [pic 10] [pic 11]

  1. Quais grupos de compostos orgânicos podem ser extraídos dos óleos essenciais?

Resposta: Alcaloides, Amida, Álcoois, Cetonas, Ácidos, Fenóis, Hidrocarbonetos, etc...

  1. Por que os óleos essenciais são assim denominados? Como são obtidos industrialmente esses óleos essenciais?

Resposta: Os óleos essenciais são produzidos em mínima quantidade e são bastante voláteis. Normalmente são necessários várias centenas de quilogramas de plantas frescas para se produzir apenas um quilograma de óleo essencial. Os óleos essenciais tem constituição terpênica e uma aparência oleosa, por isso são assim denominados.

Nos últimos anos, a extração por fluídos supercríticos conquistou um lugar de destaque tanto na química analítica quanto nos processos industriais, apresenta vantagem quanto á outras técnicas, é uma tecnologia limpa, atóxica e não residual, capaz de manter a total integridade das matérias primas, dando origem a produtos de alta qualidade para as indústrias farmacêuticas, alimentícias e perfumaria. Para a extração de óleos essenciais, a biomassa é colocada dentro de um cilindro que possui em ambas as pontas, uma capa de metal poroso que tem por finalidade permitir a livre circulação do fluído supercrítico a das substancias dissolvidas. O CO2, então, passa através das matérias primas, onde os óleos são dissolvidos e extraídos até um nível de solubilidade de equilíbrio (cerca de 10% p/p). Na sequência a solução gasosa sai do extrator e passa por uma válvula redutora de pressão, causando a precipitação dos componentes no separador. Nesta etapa o óleo é separado do gás carbônico, que em seguida, é reciclado pelo compressor dando início  a um novo ciclo.

  1. Pesquise e descreva sucintamente como ocorre o processo de destilação por arraste a vapor.

Resposta: Esta operação   baseia-se no fato de que, numa mistura de líquidos imiscíveis, o ponto de   ebulição será a temperatura na qual a soma das pressões parciais de vapores (exercidas individualmente por cada componente da mistura) é igual à pressão   atmosférica. Se, em geral, o arraste se faz com vapor d’água, a destilação   resultará na separação da mistura a uma temperatura inferior a 100ºC. 

  1. Se fosse realizada a extração de óleo essencial do cravo-da-índia pelo método de destilação por arraste, qual seria o óleo essencial obtido? Represente sua fórmula estrutural, sua função orgânica e seu uso comercial.

Resposta: Óleo retirado do cravo é o EUGENOL  

 [pic 12]                    [pic 13]

 

Função Orgânica: Eugenol: função mista = fenol e éter 

O eugenol é usado nas perfumarias, e na medicina, como anticéptico e anestésico local. É também usado na síntese de compostos para atrair insetos, compostos absorvedores de radiação UV, etc..

  1. Qual é a diferença entre essência e pigmento? Destaque a aplicação de cada um no cotidiano e na indústria.

Resposta:  Essência é uma solução (que frequentemente contém álcool) de óleos essenciais ou outras substâncias vegetais. É o extrato, o concentrado do produto.

As essências são usadas na indústria farmacêutica, mas também são incorporadas em alimentos e perfumes, para conferir determinados sabores ou cheiros.

Pigmentos podem ser orgânicos e inorgânicos, naturais ou sintéticos, no caso, baseados em carbono orgânico, são originalmente extraídos de plantas ou materiais de origem animal. Os pigmentos orgânicos são geralmente transparentes. Os pigmentos orgânicos são utilizados em materiais e produtos de uso cotidiano, como tintas e vernizes, tintas gráficas, plásticos e polímeros como brinquedos, utilidades domésticas, equipamentos eletroeletrônicos ou em acabamentos internos e partes de veículos. Os pigmentos orgânicos permitem a obtenção de todas as nuances de cores e todos os níveis de resistência.

  1. De quais materiais encontrados na natureza é possível obter pigmentos naturais?

Resposta: Plantas, Flores, Legumes, Verduras,

  1. Em qual fração de solvente o pigmento extraído no experimento ficou incorporado? Por quê?

Resposta:  No experimento a clorofila que é o pigmento principal ficou incorporado na cetona que tem média polaridade. Com a mistura do cloreto de sódio na solução houve interação da clorofila com a cetona, através de forças intermoleculares e iônicas, realizando a separação, onde podemos visualizar nitidamente na filtração com o giz, pois houve capilaridade e as moléculas ficaram separadas em barras.

  1. O procedimento efetuado na parte c é uma separação que simula a ideia de Cromatografia. Pesquise sobre esta técnica destacando sua importância nas indústrias.

Resposta: Cromatografia é uma técnica quantitativa que tem por finalidade geral a identificação de substâncias e a separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa, envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (208.3 Kb)   docx (167.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com