TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Manutenção Mecanica

Trabalho Escolar: Relatorio Manutenção Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  3.095 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA SENAI NAVIRAÍ

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL

WILLIAN DIMAS DA SILVA

NOVA ANDRADINA – MS

2011

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL

Relatório Final de Conclusão do Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso Técnico em Mecânica do Centro de Educação e Tecnologia SENAI Nova Andradina como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Mecânica – Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.

Instrutor Orientador: Alex José Borges Arantes.

NOVA ANDRADINA – MS

2011

WILLIAN DIMAS DA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE PRÁTICA PROFISSIONAL

Relatório Final de Conclusão do Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso Técnico em Mecânica do Centro de Educação e Tecnologia SENAI Nova Andradina, em cumprimento a requisito parcial para obtenção do título Técnico em Mecânica – Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.

APROVADA PELA COMISSÃO EXAMINADORA

EM (CIDADE), ... DE ... DE ...

Avaliador

Avaliador

Avaliador

SUMÁRIO

1. Introdução 5

2.1.4 PROCESSOS DE SOLDAGEM 11

2.1.5 HIDRÁULICA INDUSTRIAL 11

2.1.6 PNEUMÁTICA INDUSTRIAL 12

2.1.7 FALHAS EM MÁQUINAS 13

2.1.8 CONJUNTOS MECÂNICOS 14

2.1.12 REDUTORES DE VELOCIDADES 17

2.1.13 SISTEMA DE VEDAÇÃO 18

4. CONCLUSÃO 32

5. REFERÊNCIAS 32

33

Introdução

Eu Willian Dimas da Silva, aluno do curso técnico em mecânica industrial, apresento o relatório contendo informações e dados que adquiri durante o meu período de estágio na empresa energética Santa Helena S/A.

Este relatório descreve de forma detalhada as atividades desenvolvidas na empresa, bem como sua manutenção e os métodos por ela utilizados.

Durante o estágio houve sem dúvida um aperfeiçoamento profissional muito grande, a partir dele as aulas ministradas pelo SENAI tiveram funções profissionais produtivas.

CAPITULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 FUNDAMENTAÇÃO EM MECÂNICA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

2.1.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA

A lógica da gerência em manutenção corretiva é simples e direta: quando uma máquina quebra, conserte-a. Este método (“Se não está quebrada, não conserte”) de manutenção de maquinaria fabril tem representado uma grande parte das operações de manutenção da planta industrial, desde que a primeira fábrica foi construída e, por cima, parece razoável. Uma planta industrial usando gerência por manutenção corretiva não gasta qualquer dinheiro com manutenção, até que uma máquina ou sistema falhe em operar.

A manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção. Também é o método mais caro de gerência de manutenção.

Poucas plantas industriais usam uma filosofia verdadeira de gerência por manutenção corretiva. Em quase todos os casos, as plantas industriais realizam tarefas preventivas básicas, como lubrificação e ajustes da máquina, mesmo em um ambiente de manutenção corretiva. Entretanto, neste tipo de gerência, as máquinas e outros equipamentos da planta industrial não são revisados e não são feitos grandes reparos até que o equipamento falhe em sua operação.

Os maiores custos associados com este tipo de gerência de manutenção são: altos custos de estoques de peças sobressalentes, altos custos de trabalho extra, elevado tempo de paralisação da máquina, e baixa disponibilidade de produção.

Já que não há nenhuma tentativa de se antecipar os requisitos de manutenção, uma planta industrial que utilize gerência por manutenção corretiva absoluta deve ser capaz de reagir a todas as possíveis falhas dentro da fábrica. Este método reativo de gerência força o departamento de manutenção a manter caros estoques de peças sobressalentes que incluem máquinas reservas ou, pelo menos, todos os principais componentes para todos os equipamentos críticos da fábrica. A alternativa é fundar-se em vendedores de equipamentos que possam oferecer entrega imediata de todas as peças sobressalentes requisitadas.

Mesmo que o último seja possível, a recompensa para entrega expedita aumenta substancialmente os custos de reparo de peças e de tempo paralisado necessário para corrigir as falhas das máquinas. Para minimizar o impacto sobre a produção criada por falhas inesperadas das máquinas, o pessoal da manutenção também deve estar apto a reagir imediatamente a todas as falhas da máquina. O resultado líquido deste tipo reativo de gerência de manutenção é maior custo de manutenção e menor disponibilidade de maquinario de processo. A análise dos custos da manutenção indica que um reparo realizado no modo corretivo-reativo terá em média um custo cerca de 3 vezes maior que quando o mesmo reparo for feito dentro de um modo programado ou preventivo. A programação do reparo garante a capacidade de minimizar o tempo de reparo e os custos associados de mão de obra. Ela também garante os meios de reduzir o impacto negativo de remessas expeditas e produção perdida.

2.1.2 MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Existem muitas definições de manutenção preventiva. Entretanto, todos os programas de gerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com