TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Organica Experimental

Monografias: Relatorio Organica Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  1.628 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTIONÁRIO:

1) Pesquisar a fórmula de todos os compostos estudados:

Água: H2O

Álcool: C2H6O

Tetracloreto de carbono: CCl4

Cloreto de potássio: KCl

Cânfora: C10H16O

Ácido sulfúrico: H2SO4

Parafina: CnH2n+2

Cal: CaO

Bicarbonato: NaHCO3

Sal de cozinha: NaCl

2) Explicar a diferença de solubilidade de cada composto estudado em água, álcool e tetracloreto de carbono:

A solubilidade em água depende de alguns fatores: A força de interação entre as partículas próximas do soluto (interação soluto-soluto); A força de interação entre as moléculas de água e as do soluto antes da dissolução (interação soluto-solvente); A força de interação entre as moléculas de água e as do soluto depois da dissolução (interação soluto-solvente).

Existe uma antiga generalização que diz: "semelhante dissolve semelhante". Isto significa que um solvente dissolverá um soluto se eles tiverem estruturas semelhantes. Geralmente solventes polares tendem a dissolver solutos polares, e solventes não polares a dissolver solutos não polares, mas há exceções.

Quanto mais fortes forem as atrações intermoleculares entre as moléculas do soluto e solvente, maior será a solubilidade. Por esta razão temos que moléculas de solutos polares tendem a se dissolver mais facilmente em solvente polares.

Quando temos uma solução de KCl em água, as interações íon-dipolo são suficientemente fortes para tirar os íons da sua posição do cristal. O cloreto de potássio se dissolve em água, pois as moléculas da água têm uma interação suficientemente forte pelos íons K+ e Cl- que superam a sua atração mútua. Então no caso do KCl ser adicionado a um solvente apolar a interação de dispersão de London do solvente não será suficientemente forte para desestabilizar a rede cristalina apresentada pelo sal e a dissolução não ocorre.

Quando temos tetracloreto de carbono (CCl4) e cânfora, eles se misturam, por este motivo é razoável dizer que os módulos das forças de interação entre das duas substancias são comparáveis. Quando as mesmas são colocadas em contato a mistura ocorre espontaneamente.

As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, fato que explica a solubilidade da parafina em CCl4, e de não ser solúvel em água e álcool, ambas contendo ligações de hidrogênio.

O NaCl, mais conhecido como sal de cozinha, se dissolveu na água pelo mesmo motivo do KCl, as moléculas da água têm uma interação suficientemente forte pelos íons Na+ e Cl- que superam a sua atração mútua. E não se dissolveu no álcool, pois o álcool possui uma parte polar e outra apolar, o que faz diminuir a atração pelos íons do NaCl. O composto também não se dissolveu em CCl4, que é um composto apolar que faz ligações dipolo-induzido.

O Bicarbonato também foi solúvel em água, e foi insolúvel em álcool e CCl4.

A cal não foi solúvel em nenhum dos compostos, pois era cal virgem, também conhecida como oxido de cálcio, que é pouco solúvel em agua, e insolúvel em álcool e CCl4.

3) Qual a diferença entre fusão e combustão:

A fusão é uma transformação física endotérmica, onde ocorre a absorção de calor que diminui as forças intermoleculares, contudo aumente a agitação das moléculas, passando do sólido para o líquido. Já a combustão é uma reação química entre combustíveis e comburentes, na presença de oxigênio, que libera energia na forma de calor (exotérmica). Ela pode ser completa (saturada de átomos de oxigênio) ou parcial (liberando menos energia).

4) Comparativamente quais compostos, os orgânicos e inorgânicos, apresentam maior ponto de fusão? Explique o porquê da diferença:

Neste experimento temos três compostos inorgânicos que possuem elevado ponto de fusão; Cloreto de Potássio: 770°C / Cal: 2572°C / Sal de cozinha: 801°C. O sal de cozinha (NaCl), Cloreto de potássio (KCl) e o Cal são compostos que apresentam ligação iônica, ou seja ocorre doação e recepção de elétrons entre os átomos, se transformando em íons que mantém-se unidos, o cloreto de sódio (NaCl), cloreto de potássio (KCl) e o Cal são composto iônicos que apresentam elevado ponto de fusão e ebulição (devido à atração eletrostática). Compostos iônicos possuem estrutura cristalina é uma rede constituída por unidades cristalinas (células unitárias) que se repetem ao longo da cadeia. Sendo essas células unitárias as menores representações possíveis de toda a estrutura da rede. Portanto uma rede forte. E preciso muita energia para chegar ao ponto de fusão.

Em geral, os pontos de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são menores do que os dos compostos inorgânicos, como substâncias iônicas e metálicas. Isso acontece porque quanto mais forte é a força intermolecular que mantém as moléculas de determinada substância unidas, mais energia será necessário fornecer ao meio para que essas interações sejam rompidas e elas mudem de estado físico, o que resulta em maiores pontos de fusão e ebulição. Assim, as forças intermoleculares existentes nos compostos orgânicos são fracas em comparação às forças dos compostos inorgânicos.

5) Pesquisar os pontos de fusão de todos os compostos estudados e comparar com os resultados obtidos:

Água: 0°C Álcool: -114°C/ Tetracloreto de Carbono: -22,92°C/ Ácido Sulfúrico: 10°C/ Cloreto de Potássio: 770°C /Cânfora: 175°C/ Parafina: 50°C a 70°C (depende do tamanho da cadeia dos seus constituintes) /Cal: 2572°C/ Bicarbonato: 50°C/ Sal de cozinha: 801°C

6) Descrever os resultados observados para os testes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com