TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Prointer

Monografias: Relatorio Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE GUARULHOS

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO

Tem por objetivo este trabalho, verificar e ajustar a conduta da empresa Limp Já. Empresa esta que está no mercado há 3 anos, atuando quase que totalmente na informalidade, tendo sua existência ameaçada após vistoria da Vigilância Sanitária. Com problemas sérios de instalação, segurança e agressão ao meio ambiente terá que passar por uma reviravolta em sua organização e em sua estrutura física, para se reenquadrar e entrar no mercado formal.

01

1. Mapeamento da formação do estabelecimento

A empresa Vieira e Guimarães EPP, com nome fantasia de Limp Já, é empresa de pequeno porte constituída por dois sócios e 12 funcionários. Foi aberta em 2010, com capital próprio dos sócios.

1.1 Relatório

Diante do quadro relatado, a empresa corre riscos de autuações de diversos órgãos, pois funciona de forma totalmente irregular, não atende a nenhuma legislação específica para a área de saneantes e nem tão pouco legislação trabalhista.

Expões seus funcionários e o meio ambiente a riscos desnecessários, corre risco de processos administrativos, multas e até encerramento das atividades por tantas infrações cometidas.

2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

A empresa não apresenta líderes ou orientadores para a condução das tarefas, regras, processos. Todos os funcionários se reportam a um dos sócios, que tem sua sala no chão de fábrica, mas ele não domina nenhuma técnica de gestão e nem tem conhecimento das leis e procedimentos que devem ser seguidos para segurança de todos e do meio ambiente.

Também dispõe de locais específicos para refeições, descanso, troca de roupas, guarda de pertences de funcionários, banheiros, sinalização dos locais de circulação restrita e locais de uso comum. Não possui maquinário em condições de utilização, nem controle de manutenção dos mesmos.

Não é adotada nenhuma metodologia para o estoque e nem para o descarte dos resíduos produzidos. Todo o material de uso da empresa, seja para produção, escritório ou utilização dos funcionários, fica concentrado em uma sala sem sinalização, ventilação adequada e com acesso difícil.

Nenhum funcionário foi treinado ou orientado sob como desempenhar sua função, não foram alertados dos riscos que correm, e também não foram fornecidos os equipamentos de proteção individual. Há também o aspecto legal, pois alguns funcionários exercem função insalubre, devido aos produtos químicos manipulados. Não há um programa médico para exames periódicos, admissionais e demissionais.

02

2.1 Relatório

A empresa pode ser autuada por colocar em risco a saúde de seus funcionários já que não adota programas de orientação, capacitação e acompanhamento da saúde dos mesmos. Não disponibiliza maquinário adequado, uniformes e equipamentos de proteção individual. Ainda há o risco de autuações ambientais, pois não há nenhum tratamento de dejetos, armazenagem e transporte dos produtos feito de forma incorreta. Além das sanções fiscais, já que a empresa não tem origem da matéria prima definida, e nem tão pouco mantém controles de entradas e saídas de produtos.

Os sócios não têm suas funções determinadas e atuam como curiosos em muitas das vezes. Procuram sempre resolver os assuntos internamente, sem nenhum conhecimento de legislação e sem noção de liderança e gestão.

Nunca houve treinamento específico para desempenho de funções, seja ela qual for. A matéria prima adquirida não tem origem segura, e o critério para compra de suprimentos é o mais barato. Adotam sempre a compra sem nota fiscal, visando baratear as compras.

Muitos funcionários trabalham sem carteira assinada, não tem controle de horário e nem tão pouco foram orientados sobre os riscos que correm exercendo suas funções.

A empresa desconhece todo e qualquer tipo de legislação ambiental, fiscal e trabalhista, fazendo suas próprias regras, atuando de forma totalmente irregular.

Está com problemas ficais, já que vende e compra muita coisa sem nota, está com um processo trabalhista movido por um ex-funcionário que adquiriu lesão de pele, após manipular sem a devida proteção, produto químico utilizado na composição de um de seus produtos.

Os produtos comercializados não tem rotulagem correta, com esclarecimentos sobre a composição, responsável químico, validade e condições de armazenagem.

As instalações reprovadas pela Vigilância Sanitária são precárias, com pouca iluminação, sem ventilação, não há a padronização de paredes laváveis, nem setorização da empresa. O local de armazenagem não dispõe de ventilação, extintores e iluminação adequada. O descarte de material é feito de forma totalmente irregular.

3. Mapeamento das dificuldades dos trabalhadores

Os colaboradores da empresa estão expostos a todo e qualquer tipo de risco, já que não há programa de orientação, treinamento e reciclagem. A diretoria da empresa trabalha de forma muito informal, sem parâmetros ou regras.

03

Nunca existiu, por exemplo, participação ativa da empresa em programas de capacitação de pessoal ou em cursos de melhorias de processos. Uma vez que a empresa não tem setores específicos para tratar de questões pontuais, como por exemplo, um setor de Recursos Humanos, que seria o principal responsável por implantar e atualizar os programas de segurança no trabalho e de educar e treinar seus funcionários e também toda a diretoria da empresa.

Deve haver também uma empresa que preste consultoria ambiental, para avaliar e acompanhar os processos relacionados ao meio ambiente. Não há na empresa, nenhum cuidado ou responsável em zelar por esta parte, fato este que gera muitas autuações e problemas para a empresa.

4. Implementação do Projeto de Adequação

A empresa poderá ser mantida com a atual constituição e enquadramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com