TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Relatório Final

Dissertações: Prointer Relatório Final. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  5.918 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO DE APOIO PRESENCIAL PALMAS-TO

ACADÊMICOS:

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PALMAS – TO

JUNHO 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO DE APOIO PRESENCIAL PALMAS-TO

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Trabalho apresentado como requisito obrigatório do curso Superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade de Ensino à Distância Anhanguera, realizado no período de 15 de junho 2013 para a disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho supervisionado pela tutora presencial Fernanda Almeida e orientado pela professora: Mônica Roberta Moraes.

PALMAS – TO

JUNHO 2013

INTRODUÇÃO

Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.

O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

Exemplo o código de ética médica em seu texto descreve: O presente código contém as normas éticas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste código é atribuição dos Conselhos de Medicina, das Comissões de ética, das autoridades de saúde e dos médicos em geral. Os infratores do presente Código, sujeitar-se-ão às penas disciplinares previstas em lei.

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

Ética no trabalho é uma preocupação que se faz constante, e mesmo quando não há um código especifico ou uma conduta objetivamente definida a ser seguida na sua empresa ou profissão, em geral o senso comum é empregado para tentar identificar quais os comportamentos aceitáveis e quais os ferem princípios ou são antiéticos.

Ética na condição humana, a necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude acima de tudo de amor pela humanidade. Toda a educação é uma ação interativa; faz-se mediante informações, comunicação, diálogo entre seres humanos. Em toda educação há um outro em relação. Em toda educação, por tudo isso, a ética está implicado. A motivação é importante nos espaço de trabalho, pois proporciona que a pessoa motivada desempenha melhor seu papel no grupo.

Para que seja ético no trabalho é preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situação, nunca fazer algo que não possa assumir em público, ser humilde, tolerante e flexível. Ser ético significa, muitas vezes, abrir mão de algumas coisas e perder algo.

Ética no trabalho é fundamental não só apenas no que deve fazer, mas também como deve fazer numa tomada de decisão.

UM OLHAR ÉTICO DO FILME AMOR SEM ESCALAS

A abordagem ética do filme trata de aspectos funcionais na expectativa de alcançar metas arrojadas quanto do uso da tecnologia em contrapartida aos métodos convencionais na dispensa de empregados, que eram feitos pessoalmente com toda ética e dignidade possível pela empresa.

O papel principal do personagem Ryan Bingham, estrelado por George Clooney, vive um executivo de meia-idade cuja meta principal é atingir uma milhagem aérea numa determinada companhia aérea em que só há 7 (sete) pessoas no mundo cujo feito foi alcançado. Na verdade este objetivo nem ele mesmo sabe precisar o que deseja fazer, o que demonstra o processo ganancioso do executivo em alcançar a meta sem sequer saber seu uso.A vida errante de Ryan é dividida entre suas viagens em todos os estados para a demissão em massa de grandes empresas com suas palavras motivacionais.

Isto é um paradoxo a nosso ver! A palestra se intitula: “O que você carrega na sua mochila?” Assim, a personagem se desvencilha das frustações do dia-a-dia, das amarguras, do fardo das convenções da sociedade, da competitividade enquanto ele próprio não vê sua família (duas irmãs) há anos.

Do ponto de vista empresarial e inovador, a forma passa por um processo desenvolvido por uma psicóloga recém formada, que possui muito conhecimento técnico-cientifico, porém não tem experiência de vida e pressupõe que o sistema eletrônico, sistematizado por vídeo conferência, minimizaria custos para a empresa. O que ela não entende é que a ingerência não perpassa pelo caráter pessoal. O personagem Ryan, então, convida a psicóloga a viajar com ele e viver “in loco” a situação real de dispensa dos funcionários.

A estória traz vários eixos do “American wayof living” - a compra da casa própria, o seguro de saúde, a faculdade dos filhos... Tudo isto na promessa do “cryingyourbest... Faça o seu melhor, nós valorizamos sua lealdade”.

Paralelo ao lado empresarial e ético do filme há uma estória de amor envolvendo a personagem principal com uma executiva que supostamente tem o mesmo estilo de vida que ele, mas é casada, para a decepção do mesmo. O lado cristão de Ryan e a decisão de não constituir família e filhos não se justifica pelo lado financeiro e sim, por uma escolha pessoal de caráter revogável.

O casamento de uma das irmãs serve de elo para consolidar laços familiares e também para aguçar o lado criativo, pois o casal que não tinha dinheiro para a lua-de-mel resolve pedir aos amigos que tiram fotos deles em locais exóticos por diferentes partes do mundo com a seguinte prerrogativa: Não é o fato de não estarmos no local que nos privaríamos de podermos ir um dia.

Isto não deixa de ser uma alternativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com