TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Coleta de Sangue

Por:   •  21/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  2.142 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de Aula Prática

 

Nota:

Curso: Biomedicina

Turma:

Disciplina: Análises Metabólicas e Perfusionais

Professor: Thiago Rossi

Data: 16/10/2020

Aluno (a): Fatima Maria Luzzi

Assinatura:

Coleta de sangue e separação de plasma.

Introdução:

O sangue veneso, rico em gás carbônico, chega aos pulmões através das artérias pulmonares, quando ocorre a oxigenação sanguínea. Já o sangue arterial, rico em oxigênio, é bombeado para os tecidos do corpo através da artéria aorta. Após a oxigenação dos tecidos, o sangue rico em gás carbônico volta através das veias até o coração.

Tadavia, o sangue tem diversas funções enquanto se desloca pelo organismo, como o transporte de   nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.

Os principais componentes do sangue são o plasma, os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. O plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a 55% do seu volume total, onde elementos como proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias estão dissolvidas em água.

A coleta de sangue tem grande valor para diagnósticos e tratamento de doenças, sendo que os exames laboratoriais têm importância fundamental para a tomada de decisões médicas. Existem técnicas para a retirada de sangue, como a coleta a vácuo, porém utilizou-se, em aula, a coleta de sangue com agulha e seringa.

Como é de se imaginar, além de ser necessária uma boa técnica na manipulação de todos os materiais, a preparação do paciente é necessária, como o le/vantamento de informações como a alimentação, exercícios físicos, uso medicamentos e outros fatores que podem interferir diretamente no resultado dos exames.

Objetivos:

Realização da coleta de sangue venoso.

Materiais e Métodos:

Luvas;

Garrote;

Agulha;

Seringa;

Álcool 70%;

Algodão;

Estante;

Bandagem (curativo pós- punção);

Descarte.

Foi realizada a aula prática de coleta de materiais no dia 25/09/2020. O tema foi punção venosa com seringa com técnicas de coleta de sangue venoso e punção capilar.

Após a exposição e instrução do professor, os alunos puderam dar início ao procedimento de coleta venosa com seringa. Os passos foram a colocação do garrote, assepsia do local com álcool 70% e início da punção com seringa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com