TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Coleta

Por:   •  2/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  2.384 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O sangue obtido por punção transcutânea é uma mistura de proporções indetermi-nadas do sangue de arteríolas, vênulas, capilares e dos fluidos intersticial e intrace-lular. Por efeito da pressão nas arteríolas, a proporção de sangue arterial na mistura é maior que a de sangue venoso. O aquecimento do local de coleta aumenta a pro-porção de sangue arterial na mistura e aumenta também o fluxo de sangue em até sete vezes, facilitando a obtenção de maiores volumes da amostra (LABTEST, 2004)

As amostras de sangue obtidas por punção transcutânea são muito importantes em pediatria onde se pode obter amostras adequadas com pequeno volume. Esse pro-cedimento permite evitar a coleta de sangue por punção venosa em crianças que pode ser difícil e apresentar risco potencial, enquanto a coleta venosa em prematu-ros pode resultar em anemia. Em pacientes adultos a coleta de sangue por punção transcutânea pode ser indicada nas seguintes situações: pacientes geriátricos, paci-entes queimados ou extremamente obesos ou com veias superficiais inacessíveis. A coleta capilar deve ser utilizada também, quando o exame laboratorial necessite de um anticoagulante que sobre reação com o sangue venoso.

Objetivo

Conhecer e aplicar as técnicas utilizadas para a coleta de sangue capilar e realizar a técnica de coleta sanguínea transcutânea.

Materiais

* Álcool 70%

* Algodão

* Dispositivo descartável automático para coleta capilar

* Luvas descartáveis

* Descarpak

* Descarte para material biológico

*

Métodos

Para a realização da técnica, o aluno-paciente foi chamado e preparado para a pun-ção. Foram feitas três tipos distintos de coleta, na extremidade distal do dedo anelar, podendo usar o dedo médio também, no lóbulo da orelha e na porção lateral do cal-canhar. Foi feita a assepsia do local a ser puncionado com álcool 70%, após o local secar totalmente, iniciou-se a técnica garroteando-se o dedo do aluno-paciente e feita a coleta do sangue com o dispositivo descartável automático para coleta capi-lar.

As outras técnicas, realizadas em locais diferentes, foram feitas com o mesmo pro-cedimento, a primeira gota de sangue deve ser descartada, limpando-se o local com

algodão e a coleta deve ser feita com o sangue seguinte. Em seguida o dispositivo descartável para punção capilar foi descartado em um descarpack.

Resultados e discussões

A realização da coleta foi feita entre os alunos, seguindo as normas obrigatórias de segurança dentro do laboratório, sendo a primeira coleta, feita em dedo anelar, acompanhada pela professora. Os outros procedimentos, sem o acompanhamento da professora, ocorreram normalmente, porém, observou-se uma certa dificuldade de se fazer a coleta em calcanhar adulto, saindo uma quantidade menor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com