TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio sobre tipos de universidades

Por:   •  27/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS

Licenciatura em Gestão Financeira

Cadeira: Seminários e palestras

RELATÓRIO

Tema: Tipos de universidades

                           

Discente: Xénia Junot                                                                              

Maputo, Abril de 2017


Índice

I.        Introdução        3

1.        Resumo        3

2.        Contextualização        4

3.        Escolha do tema        5

II.        Tema        5

1.        Dissertacão        5

1.1        Origem do termo Universidade        5

1.2        que e “Studium Generale”?        6

1.3        O termo Universidade como o entendemos hoje        6

1.4        Universidades nos Sec, XII e XIII        6

1.5        Uma distinção entre os termos Universidade e Educação Superior        6

1.6        Significado do Ensino Superior        7

1.7        As primeiras faculdades        7

1.8        Quem eram os estudantes das Univerdades? Com que objectivos        8

2.        Discussão        8

III.        Considerações finais        9

Referencias Bibliográficas        10

 

  1. Introdução
  1. Resumo

O presente relatório é elaborado no âmbito da Cadeira de Seminários e Palestras, orientado pelo Mestre João Guirengane. O mesmo tem com tema Tipos de universidade.

O tema em apreço é de extrema importância, na medida em que versa sobre um assunto de grande relevância para as organizações, uma vez que a mesma é exercida no mercado entre as grandes empresas e governo.

Em razão disto, realizou-se na passada Sexta-feira, dia 17 de Fevereiro de 2017, o Seminário subordinado ao tema Historia do ensino superior modelos – Tipos de Universidades abordado pelo Dr. Solomone Jossefa Manyike, e que contou com a participação dos estudantes do 4º Ano do FCES.

O orador abordou o tema de forma clara e precisa, com recurso a exemplos para melhor entendimento, para que não suscite nenhuma dúvida aos destinatários e ao Docente.

A sua sequência assumiu uma forma organizada de 9 tópicos:

  • Origem do termo universidade;
  • Outros significados do termo universidade;
  • O que é “studium generale”; e
  • O termo Universidade como o entendemos hoje!.
  • Universidades nos Sec, XII e XIII
  • uma distinção entre os termos Universidade e Educação Superior
  • Significado do Ensino Superior
  • As primeiras faculdades
  • Quem eram os estudantes das Univerdades? Com que objectivos?

  1. Contextualização

Para entender a diferença entre Ensino superior e Universidades é necessário conhecer o significado do seu termo. A Idade Média é um marco indispensável  à compreensão  da gênese e desenvolvimento desta instituição – universidade pois eterminar a origem da Universidade não é tão simples assim, pois é um tema que envolve muitas controvérsias, as  principais  dificuldades  para  a  determinação  da  origem  da instituição universitária residem na própria dificuldade de definição de “Universidade”.

  • Castro,  Carvalho  e  Lima  (1999)  apresentam  uma  interessante discussão sobre a gênese da Universidade. Mostram que apesar de muitos autores serem unânimes em afirmar que o nascimento da universidade se deu no período medieval, outros apontam a Grécia antiga como  berço  da  criação  da Universidade.  
  • Freitas  (1985,  p.7)  aponta  Sócrates  como  o fundador  da primeira Universidade  da qual se tem notícia, enquanto Pereira (1990) atribui a Aristóteles, fundador do Liceu, tal título.
  • Castro,  Carvalho  e Lima  (1999,  p. 3), por sua vez,  argumentam  que se tais  filósofos fossem considerados como fundadores da Universidade, tendo em vista as características apresentadas por  seus  ‘estabelecimentos’,   “uma  digressão  até  a história  do  povo  israelita,  com  sua  escola  de profetas, e a Platão, fundador da Academia deveria ser feita”.
  • Paul Monroe, afirma que a gênese da Universidade  deu-se tanto na Grécia (através da universidade de Atenas, resultante da combinação de três escolas: academia, escola peripatética e estóica) e a Universidade de Alexandria (tida como   centro   intelectual   do   mundo),   quanto   em   Roma   (através   da universidade  de Roma,  cuja  origem  se deu  com a biblioteca  fundada  por Vespasiano – 69-79 d.C), no Templo da Paz, construído após o incêndio de Nero. (p. 3)
  • Nunes (1979, p. 212) nos esclarece que:  Entre os romanos o termo universitas designara um colégio, uma associação. Na Idade Média aplicou-se a um conjunto de pessoas, usou-se como fórmula de tratamento no início das cartas universitas vestra, a todos nós, que soava como a nossa fórmula  ‘prezados  senhores’  e também  serviu para designar uma pessoa jurídica tal como universitas mercatorum, a corporação de comerciantes.
  • Ildeu Moreira Coelho esclarece que o termo universitas significava na Roma antiga  a universalidade,  a totalidade,  o todo, o universo,  o conjunto  das coisas,  o colégio,  a associação  ou  a  comunidade  de  pessoas.  Prossegue  informando  que  no  século  XII  o  termo  era empregado  para “se referir  ao conjunto  das pessoas que numa cidade  exerciam  o mesmo  ofício e tinham, pois, interesses  comuns, ou seja, a uma corporação  de ofício” (Coelho, 2005, p. 53-54), e  acrescenta  que  a  corporação  de  mestres  e  estudantes  era,  no  período, conhecida  por  universitas  magistrorum  et  scholarium  e,  no  caso  específico  de  Bolonha,  apenas universitas scholarium, uma vez que seus mestres compunham o colégio de doutores.
  • …Coelho  esclarece  que tais qualificativos caíram  em desuso  com o enfraquecimento  do sistema  corporativo,  sendo  que universitas  passou  a designar apenas a “corporação dos mestres e estudantes, isto é, dos trabalhadores intelectuais, e não mais a qualquer associação ou corporação de ofício” (Coelho, 2005, p. 54).
  1. Escolha do tema

A escolha do tema foi no sentido de melhor entender as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições.

Há necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem.

  1. Tema
  1. Dissertacão

Na dissertação foi abordado o tema Historia do Ensino Superior Modelos – Tipos de Universidade.

  1. Origem do termo Universidade

palavra procede do termo Universitas, com o sentido de seres ou coisas que constituem um todo. Daqui o significado primitivo da palavra «Universidade» no século XIII, que era o de conjunto de mestres e de estudantes congregados na mesma escola e ligados pelos mesmos interesses culturais — «Universitas magistrorum et scholarium». Mestres e estudantes formavam, assim, uma corporação, que era considerada pessoa singular, como se nota em vários documentos, designadamente na bula de 9 de Agosto de 1290 que o papa Nicolau IV dirigiu à entidade dos mestres e escolares de Lisboa, que D. Dinis havia pouco estabelecera: «Dilectis filiis Universitati Magistrorum et Scolarium Ulixbonensi». Neste sentido de entidade que congrega num só todo mestres e estudantes, a Universidade é uma corporação que usufrui certas regalias e foros concedidos pelas autoridades civis e religiosas e agrupa todos os que ensinam e aprendem, ou, antes e principalmente, a frequentam para obter um grau ou título universitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (201.7 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com