TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatos Diferentes, Uma Narrativa Por Roberto Rokermann

Artigos Científicos: Relatos Diferentes, Uma Narrativa Por Roberto Rokermann. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO REALIZADO NO 1º PERIODO DE ADM

BASEADO NO TEXTO:

Relatos diferentes, uma narrativa

Por Roberto Rokermann

1 INTRODUÇÃO

A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para as organizações no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e lucro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação interna, gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes internos.

Através da comunicação uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas nela existente.

Neste trabalho apresento algumas das principais atividades de comunicação da empresa Braskem, segundo o texto proposto. Além disso, proponho uma ferramenta que eu utilizaria para padronizar as atividades.

Apresentarei também um breve comentário sobre a Comunicação no relacionamento interpessoal, considerando a perspectiva dos funcionários e clientes.

E para completar o que a produção textual pede, responderei com minhas palavras o questionamento feito em cima do parágrafo selecionado a respeito de coerência e prática das empresas relacionadas.

2 DESENVOLVIMENTO

O objetivo da empresa Braskem é levar comunicação de forma precisa aos clientes. Para alcançar esse objetivo utilizou-se de várias ferramentas de comunicação,como reunião com funcionários e auditoria.

Há uma relação próxima entre a equipe de comunicação e os investidores da empresa citada, eles se reúnem com os principais chefes de setor antes da divulgação de resultados para decidirem o que vai ser publicado e o que a equipe de comunicação deve repassar aos outros. Eles decidem as principais mensagens, discutem os assuntos que merecem destaques e o que pode ser feito para corrigir possíveis erros.

1 – Com base no texto, apresente em sua produção textual o processo de comunicação com os investidores realizados pela organização:

No texto são encontradas várias atividades de comunicação, segue abaixo um resumo de todos eles:

• Boletins gerados para colaboradores – É um tipo de distribuição regular que aborda geralmente um determinado assunto. Certas empresas usam para fornecer novidadess e informações. Esse tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. No caso do texto; os colaboradores internos.

• Revista com notícias sobre a empresa – Também conhecida como mídia offline, é um meio de comunicação impresso em gráficas.

No texto é citado como uma ferramenta que dá notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios.

É fato que divulgar notícias e produtos na internet tem um custo menor do que fazer publicações em revistas, mas para atingir todo seu público é fundamental a impressão desses materiais (também pela falta de acessibilidade por alguns). Afinal é preciso estar na vida dos colaboradores e deixar sua marca fisicamente. Essa é a metodologia dos impressos: a certeza do palpável, o tangível, da textura, a visibilidade e maior facilidade na memorização do que se lê.

• Coleta de dados – Quando se lê no texto “Conversamos com várias áreas da empresa, procuramos entender novos produtos criados, dialogar com a área de pesquisa e desenvolvimento...” Entendo que há uma coleta dde dados, que pode ser definido como o ato de pesquisar, juntar documentos e provas sobre um determinado tema. No caso do texto, os produtos desenvolvidos.

• Media Training - O media training ou treinamento de mídia é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da atualidade, porque oferece maior conhecimento das regras do jogo nos bastidores do jornalismo, a fim de preparar quem deseja se expor nos veículos de comunicação. No texto aparece como melhoria para publicações e atendimento à rádios regionais.

• Gestão de Stakeholders - O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. O termo stakeholder tem se tornado cada vez mais comum, uma vez que é uma peça muito importante para contribuir no desempenho de uma organização e influenciar as atitudes e ações do stakeholder dentro da empresa. No texto aparece como uma ação estrategista na área de comunicação.

2 – Escolha qual a ferramenta de gestão implementaria para padronizar as atividades:

Certamente eu exploraria a Internet como ferramenta de comunicação eficaz.

Acho que a maioria das empresas não está utilizando tal ferramenta com total potencialidade que ela fornece, saber tirar proveito de tudo que ela oferece pode ser um desafio.

A Intranet é o veículo de comunicação inicial para melhorar a comunicação dentro de uma empresa. Melhorando essa comunicação ela poderá ser expandida para fornecedores, criando uma Extranet. Uma Extranet garante a comunicação entre a empresa e o "mundo exterior". Esta comunicação segura acontece em tempo real, e pode contar com tipos de acesso diferenciados como, por exemplo, para: fornecedores, funcionários, ou vendedores (que passam a maior parte do tempo fora da empresa).

Quando pensamos em Internet como meio de comunicação, pensamos imediatamente em venda, o que não é completamente verdade, abaixo algumas das principais utilidades:

1 - Instrumento para redução de custos:

• Redução de custos com telefonia – emails, mensagens instantâneas (comunicação interna e externa)

• Redução de custos com mídia impressa: folders, mala direta, catálogos, entre outros. (comunicação impressa)

• Redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com