TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório.

Artigo: Relatório.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

1-Introdução

A Gestão Escolar é de suma importância estratégica, na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que este ambiente venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes por acolher as mais diversas realidades da sociedade ou comunidade que está inserida.

As experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de Gestão Escolar serão apresentadas em forma de relatório e mostrarão a importância da relação teoria e prática na formação da pedagoga.

O estágio foi realizado na EMEF D.PEDRO II localizada na rua João Francisco Busatta,121 no Bairro Progresso, nesta cidade, no período de 22 de Setembro de 2014 a 08 de outubro de 2014, com a colaboração da gestora daquela Instituição de Ensino. Durante o período de estágio tive a oportunidade de observar a relação existente na práxis da Gestão Escolar, participando da realidade daquela instituição de ensino, percebendo sua dinâmica de funcionamento, o tipo de gestão que se procede quanto ao sistema organizacional da escola. Espera-se com esse relatório e respectivas vivências, discorrer sobra experiências adquiridas durante as atividades de observação, análise de documentos e entrevistas promovidas no estágio, além do embasamento para a prática do Pedagogo e todas as suas habilidades na área educacional, que abrangem sua atuação em sala de aula, coordenação e gestão.

A necessidade de um processo de liderança está presente em todas as partes da sociedade. A liderança decorre de uma série características primordial, como visão de futuro, autocontrole, coragem e valores, sendo sua função essencial a junção das forças e ideias para a realização de um bem comum, através da motivação gerada na equipe em que sua influencia será exercida. Sendo assim, A Teoria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina proposto pela Teoria Clássica, baseado na concepção atomística do homem. (CHIAVENATO, 2003, pg.106)...

Essa habilidade é que dará ao gestor (líder) as competências primordiais para balancear as diversas divergências encontradas por ele no âmbito escolar. Não podemos esquecer que manter o clima organizacional é de competência da gestão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com