TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Biofisiac

Casos: Relatório Biofisiac. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

As misturas unifásicas de mais de um composto são denominadas soluções. Por exemplo, o acréscimo de sal à água, de álcool à água ou mesmo a água fervendo, podem ser considerados soluções. Toda solução é formada por um solvente e um soluto, nos exemplos supracitados, quem tem a função de solvente é a água e, os demais componentes, o álcool, o gás (desprendido através da fervura) e o sal são os solutos. Podem existir diferentes tipos de soluções, como por exemplo, solução líquida com um outro líquido qualquer, de um líquido com um gás, de um gás com outro gás e assim por diante. Neste trabalho, serão explanadas as soluções líquidas com outro componente líquido e líquida com sólido. As soluções em que o solvente é a água, são ditas “aquosas”, de acordo com Heneine, ano, p.107 :

“Uma solução aquosa é aquela na qual o solvente é a água, e esse é o solvente natural em sistemas biológicos. Os seres vivos são soluções diluídas, tendo água como solvente e milhares de componentes como solutos. Muitos desses solutos são peculiares aos seres vivos, como as biomoléculas (proteínas, DNA, etc...)”

As soluções podem ser expressas de maneira quantitativa, que é a relação (proporção) entre o soluto e a solução, ou seja, através da unidade de Concentração, que é medida, na prática, em mol por litro. Essa Concentração pode ainda, ser expressa em percentual, molar ou molal. O mais usual é a concentração percentual.

C= Quantidade de Soluto / Quantidade de Solução

A concentração das soluções é limitada pela solubilidade do soluto. Se por exemplo, a solubilidade (que é quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido) do soluto é de 25%, não há maneira de fazer uma solução de 30%, pois chega um ponto que o soluto não se dissolve mais no solvente e neste caso a solução é dita saturada. Porém, respeitando-se a solubilidade, podemos criar diferentes concentrações para uma mesma solução, por exemplo água e sal. Dependendo da quantidade de soluto (sal) dissolvida, a água será mais salgada, ou ainda, se acrescentarmos mais solvente, diminuirá a concentração de sal uma vez qua a proporção entre ele e o solvente foi alterada, assim teremos uma solução menos salgada e que a quantidade total de soluto, respeitando o limite de sua solubilidade, foi dissolvida no solvente, tem-se uma solução chamada não-saturada. Em contrapartida, se acrescentarmos uma grande quantidade de soluto (não respeitando o limite da solubilidade) à mesma quantidade de água, chegará um ponto em que o soluto não mais se dissolverá e precipitará ao fundo, gerando uma solução saturada. Essa saturação ocorre pelo fato de que as moléculas presentes para envolver o soluto já estão todas ocupadas estabelecendo ligações com os mesmos. A diluição ocorre quando há acréscimo de solvente à solução, diminuindo assim a concentração de soluto. Dentre outras fórmulas (molal, osmolaridade, etc) expressamos as concentrações em titulação.

Na prática, para preparar uma solução de líquido com outro líquido utiliza-se o volume do soluto em detrimento da massa. Para realizar a Titulação, ou concentração de massa de soluto por volume de solução em percentual, podemos substituir a massa pelo volume quando o soluto for líquido. Por exemplo, a solução a ser obtida deva ter a concentração de 20% de etanol. Separa-se 20g de etanol e acrescenta-se a quantidade de água até completar o total de 100mL. A concentração será de álcool a 20%, ou seja, do volume total da solução, 20% é álcool.

É importante ressaltar que as soluções têm por princípio as interações intermoleculares (iônicas ou moleculares) entre as partículas do soluto e do solvente e sua solubilidade depende da polaridade ou não polaridade de ambos. As interações podem ocorrer de maneira rápida ou lenta dependendo da solubilidade entre solvente e soluto e da temperatura.

Objetivo

Aprender a preparar soluções e utilizar balança de precisão.

Material utilizado

- Água deionizada

- Balança de precisão

- Balão volumétrico

- Bastão de vidro

- Béquer

- Cloreto de sódio

- Funil de vidro

- Glicose

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com