TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Célestin Freinet

Monografias: Relatório Célestin Freinet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Célestin Freinet

Célestin Freinet nasceu em 1896 na cidade de Gars, povoado na região da Provence, sul da França. Foi pastor de rebanhos antes de começar a cursar o magistério, lutou na Primeira Guerra Mundial em 1914, e com isso os gases tóxicos do campo de batalha afetaram seus pulmões.

Em 1925, filiou-se ao partido comunista Francês, em 1927 fundou a Cooperativa do Ensino Leigo, em 1928 casou com Élise, em 1935 o casal construiu uma escola em Saint-Paul de Vence. Durante a Segunda Guerra Mundial, o educador foi preso e adoeceu no campo de concentração alemão, e foi libertado depois de um ano, aderiu à resistência francesa ao nazismo. Em 1956, liderou a vitoria campanha 25 alunos por classe.

Os seguidores de Freinet fundaram a Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna em 1957, e em 1966 ele veio a falecer.

Freinet se inscreve, entre os educadores identificados com a corrente da Escola Nova, que nas primeiras décadas do século 20, se insurgiu contra o ensino tradicionalista, propondo uma educação ativa em torno do aluno. O pedagogo Francês somou ao ideário dos escolanovistas uma visão marxista e popular tanto da organização da rede de ensino como do aprendizado em si. “Freinet sempre acreditou que é preciso transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições sociais”, diz Rosa Maria Whitaker Sampaio, coordenadora do Polo São Paulo da Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna (FIMEM), que congrega seguidores de Freinet.

Na teoria do educador francês, o trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano, aponto de ele defender em contraste com os outros pedagogos, incluindo os da escola nova que “não é o jogo que é o natural da criança, mas sim o trabalho.” Seu objetivo declarado é criar uma “escola do povo”.

Para ele atividade é o que orienta a pratica escolar e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor segundo Freinet é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho.

Segundo Freinet, é colaborar ao máximo o êxito de todos os alunos, pois o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno, por isso o professor deve ajuda-lo a superar o erro, e para ajuda-lo no aprendizado ter um envolvimento afetivo, diz Rosa Sampaio.

Ao lado da pedagogia do trabalho e do êxito , Freinet propõe um pedagogia de bom senso, pela qual a aprendizagem resulta uma relação dialética entre ação e pensamento, ou teoria e pratica.

“Freinet colocou professor e alunos no mesmo nível de igualdade e camaradagem”, diz Rosa Sampaio. O educador não se opunha, porém, às aulas teóricas. A primeira das novas técnicas didáticas desenvolvidas por Freinet foi a aula passeio, que nasceu justamente da observação de que as crianças para quem lecionava que se comportava tão vivamente quando ao ar livre, pareciam desinteressada dentro da escola.

Então Freinet criou a imprensa na escola, assim eliminando a distancia entre o professor e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com