TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Da Aula Prática De técnica E Dietética Sobre Frutas

Ensaios: Relatório Da Aula Prática De técnica E Dietética Sobre Frutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  5.882 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVOS 5

3. MATERIAIS E MÉTODOS 6

4. RESULTADOS 7

5. CONCLUSÃO 8

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

7. ANEXO A - FICHA TÉCNICA 10

8. ANEXO B-FOTO DAS RECEITAS 11

1. INTRODUÇÃO

Para uma alimentação ser saudável e nutritiva não é necessário preparar refeições muito elaboradas ou requintadas, uma simples salada de frutas ou uma salada podem ser ricas em nutrientes e trazer diversos benefícios para a saúde. Por isso, o mais importante para uma alimentação saudável é oferecer refeições equilibradas, ricas nos mais diversos tipos de nutrientes e vitaminas que são fatores essenciais para manter-se uma vida saudável.

Uma boa aliada de uma dieta saudável são as frutas, que além de trazerem muitos benefícios á saúde e serem de fácil acesso, podem ser preparadas de inúmeras maneiras sejam elas sozinhas ou combinadas com outros tipos de alimentos.

Em botânico o termo “fruta” é o ovário maduro seco ou carnudo de uma planta que contém a semente, isso inclui grãos de milho, vagens de feijões, tomates, azeitonas, pepinos, amêndoas e nozes-pecãs (nas suas cascas), entretanto, limitamos o termo fruta aos ovários maduros que são doces e suculentos ou polpudos. A maioria dos seres humanos consomem mais espécies do grupo de frutas do que de qualquer outro grupo de alimentos. (MANN e TRUSWELL, 2007).

Popularmente, as frutas são as partes comestíveis das plantas doces e carnudas que incluem, por exemplo, ameixa, maças e laranjas. No entanto as frutas são frutos das plantas com características especiais como, aroma próprio, açucares solúveis, sabor doce, ricas em sucos, são fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e fibras e são essencialmente constituídas por água. Podem ser classificadas em frutas A, B e frutas oleaginosas de acordo com seu teor de carboidratos (CHO). (ORNELAS, 2006.).

Além das frutas serem consideradas fontes de vitaminas, minerais, carboidratos (glicose, frutose, sacarose, amido, pectina, celulose) e fibras, as frutas contêm pouquíssima gordura e proteína. A celulose adiciona volume à dieta e as frutas que são ricas em pectina tem o poder de gelatinização, a principal vitamina encontrada é a vitamina C e o caroteno e o principal mineral é o potássio seguido do ferro. As frutas devem ser consumidas cruas para um melhor aproveitamento de nutrientes. (LANGAME et al, 2010).

Grande parte das frutas tem um sabor um tanto ácido, pois as frutas contêm ácidos orgânicos, como os ácidos cítricos, málico, tartárico, ascórbico e, em alguns casos, benzoico ou sórbico. Devido a essa acidez, costuma se adicionar açúcar em alguns sucos para que se tornem saborosos. (MANN e TRUSWELL, 2007).

Como para um bom funcionamento do organismo é indispensável uma alimentação saudável, é importante o consumo adequado de frutas, legumes e verduras, uma vez que esses alimentos oferecem nutrientes necessários ao organismo. (PONTIERI, CASTRO e RESENDE, 2011).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo mínimo de frutas e verduras para um adulto deve ser de cinco porções, ou de 400 gramas por dia. Há uma estimativa que no Brasil o consumo de frutas e hortaliças corresponda a menos da metade das recomendações nutricionais. (JARDIM, 2007).

De acordo com Jaime et al (2007), quando se consome frutas e hortaliças em quantidade insuficiente aumenta-se o risco de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer, e esta entre os 10 fatores de risco que mais causam mortes e doenças no mundo.

As frutas são consideradas as principais fontes de minerais necessários na dieta humana, os minerais tem uma função vital no desenvolvimento e na boa saúde do corpo humano, por isso a importância de se consumir a quantidade recomendável pela OMS. (GONDIM et al , 2005).

As frutas são importantes fontes de fibras dietéticas, substâncias que não são digeridas pelas enzimas do organismo. As fibras agem como reguladoras intestinais e contribuem para redução dos níveis de colesterol no plasma sanguíneo, contribui para o aumento da saciedade e da satisfação, por isso as frutas são importantes aliadas para uma dieta para perca de peso. (MATTOS; MARTINS, 2000; FERRARI TORRES, 2002).

Com as frutas podemos elaborar muitas receitas aproveitando não só a polpa como também as cascas, que de acordo com Goudim et al (2005) é importante o aproveitamento integral dos alimentos, como a utilização das cascas, que além de diminuir os gastos com alimentação melhora a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e é possível criar novas receitas, como por exemplo, sucos, doces, geleias e farinhas. Pois as cascas das frutas em geral apresentam maiores teores de nutrientes que suas partes comestíveis.

Nutricionistas recomendam o consumo o consumo de muitas frutas por dia, porque as frutas apresentam baixo teor de energia, gordura e sódio e contribuem de forma valiosa para ingestão de vitamina C, carotenoides, folato e fibras. (MANN e TRUSWELL, 2007).

Não há muito que dizer sobre os aspectos negativos das frutas, exceto que frequentemente são pulverizadas com pesticidas nos cultivos. Por isso é recomendável que se lave bem as frutas antes de consumi-las, e que as sementes ou caroços de algumas frutas contêm glicosídeos cianogênicos, que são potencialmente tóxicos. (MANN e TRUSWELL, 2007).

2. OBJETIVOS

Preparar receitas tendo como principal ingrediente as frutas.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

Inicialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com