TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Aula Prática De Química - Excicata

Dissertações: Relatório De Aula Prática De Química - Excicata. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno(s) Lorena Dias

Leonardo Barbosa Gomes

(Ocimum gratissimum - alfavaca)

Montes Claros / MG

Novembro/2012

Conteúdo

Ocimum gratissimum: 3

Uso medicinal 3

Uso culinário 4

REFERÊNCIAS: 4

Ocimum gratissimum:

É conhecida popularmente como alfavacão, alfavaca-cravo ou simplesmente alfavaca ou manjericão, é uma espécie do gênero Ocimum. Provavelmente originária da Índia e subespontânea em todo o Brasil.

A alfavaca (Ocimum gratissimum L.) pertence ao gênero Ocimum e à família Labiatae. O gênero Ocimum contém aproximadamente 30 espécies nativas dos trópicos e subtrópicos, com algumas espécies cultivadas em áreas temperadas.

A alfavaca foi trazida ao Brasil pelos escravos africanos e se naturalizou rapidamente no País. Acredita-se que os escravos tiveram um importante papel na disseminação de Ocimum, pois foram responsáveis por introduzir diferentes espécies em muitas regiões do Brasil, com o objetivo de preservar a tradicional medicina africana.

É uma planta robusta que cresce naturalmente em muitas regiões tropicais do mundo: ilhas do Pacífico Sul, Taiti e Nova Celidônia, Ilhas Seychelles, Comores, Madagascar, Indonésia, África e sul da Rússia. A planta é cultivada em pequena escala no sul da França e no norte da África

Existem dois tipos importantes de Ocimum gratissimum L.: um deles se distingue pelo alto teor de timol e o outro por conter alto teor de eugenol. O timol, 5-metil-2-(1-metiletil) fenol, é um monoterpeno fenólico derivado do cimeno e isô-mero de carvacrol, sendo a principal fonte o óleo essencial de tomilho15. O eugenol, 4-hidroxi-3-metoxialilbenzeno, é um alilbenzeno largamente distribuído no reino vegetal, sendo encontrado principalmente no óleo de cravo, canela, noz-moscada e plantas do gênero Ocimum2,10,17

Uso medicinal

O óleo essencial de Ocimum gratissimum contém 70-80% de eugenol (Gupta, 1994; Lorenzi & Matos, 2002), sendo importante para a produção comercial de eugenol na Índia, onde vem sendo cultivada. A planta mostra alguma evidência de atividade antibacteriana, sendo bastante utilizada na medicina, indústria e agricultura em função das propriedades antifúngica, antibacteriana, antidiarréica, hipoglicemiante e antiinflamatória.

Apresenta ainda, ação antisséptica local, sendo utilizada como aromatizante bucal.

O banho preparado com as folhas é usado externamente para combater qualquer tipo de micose. O xarope das folhas com mel é usado contra tosses, dores de cabeça e bronquites. A decocção das raízes é usada contradiarréias, distúrbios do estômago, dores de cabeça e como sedativo para crianças. O xarope preparado com as raízes é indicado contra tosses e dores de cabeça.

Uso culinário

É uma planta com diversas aplicações na área da culinária, é utilizada em molhos de macarrão, pizzas e temperos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com