TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Condutimetria

Artigos Científicos: Relatório De Condutimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  1.925 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório de Técnicas Eletroanalíticas

Condutimetria e Titulação Condutimétrica

Relatório elaborado pelas alunas: Mércia Cunha

Nayara Argolo

Railane Freitas

Ruth Oliveira

Turma: 8843 – G2

Salvador,

18 de Março de 2013

SUMÁRIO

páginas

Introdução................................................................................................................ 03

Objetivos.................................................................................................................. 06

Procedimento experimental....................................................................................... 07

Resultados e discussões............................................................................................ 09

Conclusão..................................................................................................................

Referências bibliográficas.........................................................................................

INTRODUÇÃO

A condutividade elétrica é uma propriedade característica de muitos materiais. Alguns são extremamente condutores de corrente elétrica e outros, como os plásticos e vidros, literalmente, não a conduzem ou possuem propriedade dielétrica.

A condutometria é o método analítico que monitora a capacidade de uma amostra de conduzir uma corrente elétrica. Através dela pode-se medir a condutância elétrica de soluções iônicas. A condução da eletricidade através das soluções iônicas se dá a custa da migração de íons positivos e negativos com a aplicação de um campo eletrostático. A condutância de uma solução iônica depende do número de íons presentes, bem como das cargas e das mobilidades dos íons. Neste procedimento é medida a condutividade dos íons presentes na solução em condutividade por unidade de concentração.

É um método de análise que se baseia na medida da condutividade elétrica de uma solução, de acordo com a Lei de Ohm (E = IR) que estabelece que a intensidade (I), que passa por um condutor elétrico é inversamente proporcional à resistência (R), onde E representa a diferença de potencial. A condutividade G é o inverso da resistência, G=1/R, depende da concentração e natureza desses íons em solução, que definem a capacidade de transporte de carga que essa solução possui. Sob influência do campo elétrico há migração dos cátions para o cátodo e dos ânions para o ânodo, essa migração gera um fluxo de corrente elétrica no interior da solução, que depende não só da concentração desses íons como também da velocidade na qual eles se movem.

Titulações condutimétricas

A condutimetria relativa ou titulação condutométrica se fundamenta na medida da condutância do eletrólito de interesse, enquanto um de seus íons, pela titulação, é substituído por outro de condutividade diferente. Em princípio, podem se utilizar na titulação condutométrica os vários tipos de reações ácido-base e de formação de sais insolúveis empregadas nos métodos volumétricos desde que a variação da condutância da solução, antes e depois do ponto estequiométrico, seja maior do que nas suas mediações. As titulações condutométricas são de aplicação limitada às reações de oxidação-redução e de formação de complexos.

Este procedimento requer uma célula que possibilite a fácil adição dos incrementos da solução titulante e as sucessivas medidas de condutância. A célula não precisa ser calibrada, bastando que os eletrodos permaneçam em posições fixas durante a operação. A solução padrão é adicionada de uma bureta em sucessivos incrementos; após cada um, é feita a medição da condutância. A adição da solução padrão causa um certo efeito de diluição devido ao aumento do volume, e isto será refletido na condutância. Este efeito é diminuído utilizando-se uma solução 10 a 20 vezes mais concentrada do que a solução em estudo, com relação à espécie de interesse; e pode ser corrigido multiplicando a condutância achada pelo fator (V+υ)/V, onde V é o volume da solução original e υ o volume total da solução padrão adicionada.

Nas titulações de uma base forte com um acido forte a reação que ocorre em solução é:

M+ + X- + H+ + OH- H2O + M+ + X-

Até o ponto de equivalência o resultado da reação é a substituição de H+ por M+ o que resulta numa redução da condutividade uma vez que os íons H+ possuem condutividade maior que qualquer cátion. Após o ponto de equivalência há um excesso de M+ e OH-, fazendo com que a condutividade torne a aumentar.

Assim numa titulação ácido forte base forte tem-se duas retas que se interceptam no ponto de equivalência (Fig.1), então medindo-se os valores de condutividade próximos a esse ponto é observado que ele se desvia ligeiramente das linhas extrapoladas, referente a uma pequena concentração de OH- antes do ponto de equivalência e de uma pequena concentração de H+ depois do ponto.

Fig 1 – Curva de titulação ácido forte/base forte.

Os dados obtidos da titulação são lançados graficamente para se obter uma curva de condutância-volume. Esta curva consiste em dois ramos: o primeiro, ramo de reação, dá a variação da condutância desde o início da titulação até o ponto de equivalência; e o segundo, ramo do reagente, dá a variação após o ponto de equivalência. A interseção destes ramos mostra o ponto final.

A principal vantagem das titulações condutimétricas é a sua aplicabilidade a soluções muito diluídas e a sistemas nos quais as reações são relativamente incompletas. Porém, o emprego dessas titulações aos sistemas redox é muito limitado, uma vez que estas reações ocorrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com