TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Embutimento

Trabalho Universitário: Relatório De Embutimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  1.207 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARO DA VINCI – UNIASSELVI

ENGENHARIA AMBIENTAL

ENSAIO DE EMBUTIMENTO E TESTE DE DUREZA DO ACO 1020

RESISTENCIA DOS MATERIAIS

Indaial – SC

22/09/14

INTRODUÇÃO

O ensaio de embutimento analisa as características do material que será produzido, facilitando seu manuseio no no ensaio metalografico conforme vivenciado no semestre passado. No somente para o devido teste pois o embutimento pode e será utilizado no processo fabril para fabricação de outros produtos como hastes de aperto e outros derivados, considerando que este ensaio será baseado no baquelite material de alta resistência e relativamente barato.

Serão apresentados os resultados obtidos em uma experiência realizada no laboratório tecnológico de Resistência dos Materias – Campus II Timbó – no dia 08 de setembro de 2014.

O aço 1020 (Ferro + 0,18-0,23% de Carbono)será embutido com baquelite em um processo a quente.

OBJETIVO

Este procedimento prescreve os conceitos gerais aplicados na preparação do corpo de prova para análise microscópica, evita que amostras com arestasrasguem a lixa ou o pano de polimento; bem como o abaulamento durante o polimento. Existem dois tipos de embutimento, o a frio e a quente.Nesse ensaio será utilizado o processo a quente com baquelite e aço 1020.

DEFINICOES

Devido ao grande avanço das tecnologias, aprimoramento e qualidade de produtos, faz-se necessário um procedimento eficaz, No embutimento a quente, a amostra a ser analisada é colocada em uma prensa de embutimento com uma resina, sendo que o mais comumente utilizado é a baquelite.

Baquelite: é um polímero de condensação, ou seja, é o resultado da reação de condensação entre dois monômeros, com a eliminação de moléculas de água.

Esse polímero foi o primeiro polímero sintético a representar uma mudança significativa na indústria, pois, em 1907, o cientista Leo Hendrik Baekeland conseguiu produzir a baquelite a partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído (metanal, também conhecido como formol). Foi a primeira tentativa de se obter um produto a partir de moléculas simples (e que não fosse partindo de um polímero natural) que realmente deu certo.Portanto, a baquelite é a variedade mais comum de polifenois. Figura 01 mostra um dos principais usos do baquelite.

A reação de polimerização desse composto pode ser representada da seguinte forma:

Reação de polimerização da baquelite.

Figura: 01

Fonte: mundoeducação(http://www.mundoeducacao.com/quimica/polimero-baquelite.htm)

Aço 1020: (Ferro + 0,18-0,23% de Carbono) são constituídos por mistura de cementita formando a parte da perlita. Quanto menos carbono na composição do aço, maior será a concentração de grãos de ferrita.

Perlita: Formada pela mistura da ferrita e cementita.

Cementita: Conhecido como carboneto de ferro (Fe3C),

Martensita: É uma solução supersaturada de carbono em ferro.

No embutimento a quente, a amostra a ser analisada é colocada em uma prensa de embutimento com uma resina, O ensaio de embutimento tem como objetivo avaliar a estampabilidade do aço em relação ao baquelite. No processo será utilizado uma embutidora a quente com temperatura em torno de 150graus Celsius de acordo com a tabela 01abaixo, por um tempo pré determinado em 15 minutos.

Tabela: 01

Celsius 150

kelvin 423,15

fahrenheit 302

Fonte: convertworld.com

Obs.: em função da capacidade do laboratório ser didático e ser limitado em função da quantidade de alunos foi diminuído o tempo de 30 para 15 minutos e aumentado em 30 graus Celsius passando a 150 graus, sendo que seria anteriormente um tempo maior e temperatura em 120 graus Celsius.

MATERIAIS E MÉTODOS

• MATERIAIS

01 corpo de provacilíndrico de aço 1020

01 porção pré definida do baquelite, figura 02

Prensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com