TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado Adm

Ensaios: Relatório De Estágio Supervisionado Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 9

ATPS ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

CAMPINAS - SP

SETEMBRO/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. PRINCIPAIS CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO

FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. 4

3. RISCO E RETORNO 7

3.1 Análise realizada entre investimento de poupança e dólar 7

3.2 Cálculos de juros reais utilizando juros nominais (Taxa Selic) e a Inflação 8

3.4 Risco de Investimento Beta 9

3.5 Retorno Esperado Usando Probabilidade 10

3.7 Balanceamento entre Risco e Retorno 11

4. AVALIAÇÃO DO VALOR DE ATIVO, AÇÃO ORDINÁRIA E TÍTULO 13

4.1 Avaliação de Títulos 14

4.2 Avaliação de ações 14

4.3 Avaliação de métodos usando o CAPM 16

4.4 Cálculo de Retorno esperado “Modelo Gordon” 17

4.6 Cálculo de VPL, TIR e IL 20

5. ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL COM RISCO 21

5.1 Avaliação de Investimentos em Ambientes de Risco 21

6. CONCLUSÃO 25

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é de mostrar a importância do Planejamento Financeiro dentro das instituições.

Assim, durante o seu desenvolvimento estaremos apresentando o conceito de Administração Financeira e Orçamentária, a importância da decisão no momento da escolha de investimento, ou seja, financeiro ou projetos industriais.

Analisaremos os riscos e impactos da desvalorização da moeda em relação às taxas de inflação, bem como a importância na análise dos investimentos buscando um equilíbrio dentro das organizações.

Apresentaremos também a relação entre risco e retorno, onde o investidor decide qual risco deseja correr, afinal quanto maior o risco ele aceita correr, maior será sua expectativa em relação ao retorno do seu investimento, beneficiando o proprietário e o investidor.

O intuito deste trabalho é a busca de uma reflexão para todos os empresários ou futuros empreendedores:

“As empresas que não contam em seu quadro funcional com um competente colaborador na área da Administração Financeira e Orçamentária, estarão fadadas ao insucesso, e possivelmente com uma vida muito curta, deixando de existir num pouco espaço de tempo”.

.

2. PRINCIPAIS CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

A disciplina de Administração Financeira e Orçamentária é necessária em todas as empresas independente do seu porte, ou seja, grande ou pequena e também do seu segmento, pois é através dela que será administrado todo o dinheiro das empresas, está ligada diretamente a Economia e a Contabilidade.

O principal objetivo da Administração Financeira para as empresas é o aumento de seu lucro/rentabilidade para com seus proprietários. Todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros (Braga, 1995).

Quando proprietários e ou acionistas fazem investimentos em suas empresas, tem pretensão de um retorno, este retorno deve ser compatível com os riscos assumidos gerando resultados econômico-financeiros adequados, fazendo com exista uma perpetuação da organização.

A adequação de lucro e caixa dentro das empresas possibilita que a empresa contribua de uma forma ativa e moderna em funções sociais, ou seja, no pagamento de salários e encargos, capacitação de funcionários, investimento em novas tecnologias, entre outros. Quando isso acontece os proprietários enxergam uma organização com possibilidades de geração de lucros que maximizam os recursos nela investidos.

Atividades Empresariais relacionadas à área financeira

 Operacional – De acordo com o ramo de atividade da empresa, faz-se necessário a aplicação de atividades operacionais, buscando a aplicação de operações viáveis o retorno desejado aos acionistas. Essas operacionalizações estarão refletidas na Demonstração de Resultado do Exercício, como por exemplo: compras de matéria-prima, produção, vendas, salários, etc.;

 Investimentos – Quando são executadas as atividades de aplicação de recursos, podemos classificá-las como investimento, são atividades que serão classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimento, como por exemplo: compras de máquinas e equipamentos, aplicações financeiras de curto e longo prazo;

 Financiamentos – A tomadas de decisão estão ligadas diretamente as atividades de financiamento, pois, após as atividades operacionais e de investimento que serão executadas. As contas de financiamento costumam ser classificadas no passivo financeiro (circulante ou ELP) e no Patrimônio Líquido. Exemplos: captação de empréstimos bancários, integralização de capital da empresa, etc.

Relação entre a demonstração de resultado e as atividades empresariais

Podemos constatar que as atividades empresariais que não sejam de investimentos ou financiamentos, são chamadas de atividades operacionais, que serão executadas de acordo com o ramo de atividade da empresa gerando receitas, custos e despesas.

Mas no âmbito gerencial, algumas atividades operacionais, são reclassificadas como não operacionais, tais como: as receitas e despesas financeiras, pois, as mesmas originam-se de atividades de investimentos temporários e financiamento.

Por estar ligada diretamente à Economia e à Contabilidade podemos enxergar como uma forma de Economia Aplicada, pois, se baseia nos conceitos econômicos e em dados da contabilidade para analisarmos seus processos.

De uma forma geral a Administração Financeira tem foco em instituições financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com