TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Física

Relatório de pesquisa: Relatório De Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Objetivo.............................................................................00

Resumo.............................................................................00

Introdução Teórica...........................................................00

Procedimento Experimental............................................00

Resultados e discussões................................................00

Referência Bibliográficas................................................00

Objetivo

Este relatório tem por objetivo nos mostrar as diferentes formas de medida de um dado objeto, seja por instrumentos de precisão como o paquímetro, micrômetro ou por uma régua milimetrada.

Resumo

O experimento consistiu na utilização de equipamentos, pelos quais não tínhamos afinidade até então. Usamos materiais como placa de madeira, régua, paquímetro, esfera e micrômetro, com o intuito de obter resultados de medição como comprimento, largura e espessura. Diferentes valores foram obtidos e a partir daí, buscamos valores da média, mediana, valor mínimo, desvio padrão etc.

Introdução Teórica ( Embasamento Teórico)

O presente trabalho foi elaborado a pedido do professor de física prática Eduardo, e será usado como forma de avaliação da matéria ministrada pelo mesmo.O trabalho trata de experimentos, orientados pelo docente, no laboratório de física experimental, onde foram feitas medidas métricas com auxílio de equipamentos específicos para tais experimentos. Par realizar medidas métricas é necessário fazer uso de equipamentos adequados para cada situação, tendo em vista que o grau de exatidão vai depender de qual equipamento esta sendo usado. Nos experimentos feitos em laboratório, foram utilizados a régua, o paquímetro e o micrômetro.A régua é um equipamento métrico graduado que oferece medidas não exatas. O paquímetro é um instrumento de medida finamente acabado com alto grau de exatidão.O micrômetro é um instrumento de exatidão que visa medir dimensões de um objeto, como por exemplo, o que foi utilizado em aula (a esfera), que através do micrômetro teve seu diâmetro medido. Pode-se também testar e comprovar a teoria de que quanto mais medidas feitas (seja qual for o instrumento utilizado) mais precisa a medida se revelará.

Procedimento Experimental

Parte A

● Utilizamos a régua milimetrada para as medidas de espessura, largura e comprimento do bloco de madeira. Em seguida aplicamos o paquímetro para aferir as respectivas medidas do bloco de madeira.

Fig1: Régua milimetrada.

● O paquímetro é um instrumento de precisão utilizado para medir dimensões lineares internas, externas e de profundidade de um objeto. Para fazer medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.

Fig2: Paquímetro.

Parte B

●Utilizamos o micrômetro para obter uma precisão maior na medida da esfera metálica. O objeto a ser medido deve ser colocado entre a espera fixa e a espera móvel que será movida até quase tocar o objeto.

● A catraca é um dispositivo de segurança que faz parte do micrômetro, caso não faça uso deste dispositivo poderão surgir forças consideráveis e conseqüentemente quebra do objeto examinado.

Fig3: Micrômetro.

Materiais Utilizado

● Régua milimetrada

● Paquímetro

● Micrômetro

● Bloco de madeira

● Esfera metálica

RESULTADOS E DISCUSSÕES – PARTE A

Tabela 1 – Dimensões do bloco de madeira medidas com uma régua milimetrada e os valores médios.

MEDIDA

ESPESSURA (mm)

LARGURA

(mm)

COMPRIMENTO

(mm)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com