TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Físico Química

Artigos Científicos: Relatório De Físico Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  2.435 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução

O presente trabalho demostra as reações de Oxirredução, nas quais podemos ver que ocorrerão redução e Oxidação. Apresenta o procedimento, vidrarias necessárias e adequadas, discussão e resultados vistos.

2. Fundamentação Teórica

Reações de Oxirredução são reações químicas onde ocorre transferência de elétrons entre duas, ou mais, espécies químicas. Em uma reação de oxirredução sempre há perda de elétrons que chamamos de oxidação onde o número do NOX do elemento aumenta, e ganho de elétrons que chamamos de redução onde o número de NOX do elemento se reduz.

Os metais mais reativos são aqueles que possuem grande tendência de perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade. Metais nobres são aqueles menos reativos que o hidrogênio: Cobre, Mercúrio, Prata, Platina e ouro. Essa classificação baseia-se em reações de deslocamento que é, uma simples troca que ocorre quando uma substancia simples reage com uma composta, para originar outras novas substancias simples e compostas.

3. Materiais Utilizados

• Tubos de ensaio

• Bastão de Vidro

4. Procedimento Experimental

REAÇÃO 1 : Zn e CuSO4

Foi pega uma plaquinha de zinco (Zn) e depositado em um tubo de ensaio limpo. Após, colocou-se 1ml da solução de sulfato de cobre 1M(CuSO4).

REAÇÃO 2 : Fe e CuSO4

Foi pega uma plaquinha de ferro (Fe) e foi colocada em um tubo de ensaio, e logo em seguida foi adicionado 1ml de solução diluída de sulfato de cobre (CuSO4).

REAÇÃO 3 : Cu e AgNO3

Foi pega um pedaço de fio de cobre (CU) logo depois foi colocada em um tubo de ensaio com 1ml de solução diluída de AgNO4 (nitrato de prata).

REAÇÃO 4 : KMnO4 e H2O2

Foi pega um tubo de ensaio limpo, que colocamos 1ml de solução de permanganato de potássio (KMnO4) e adicionado 0,05ml de H2SO4 diluído e acrescentamos 1ml de solução de peroxido de hidrogênio diluído(água oxigenada ).

REAÇÃO 5 : K2Cr2O7 + H2 SO4 +CH3CH2 OH = Bafômetro

Colocamos ponta de espátula de K2Cr2O7 em um tubo de ensaio. Depois adicionamos 2ml de H2SO4 concentrado logo adicionamos 4mL de CH3CH2OH e aquecemos em fogo brando ate ocorrer alguma modificação .

REAÇÃO - BLOCO 6 : Ordem de reatividade dos metais frente ao hidrogênio.

Foi pegos três tubos de ensaio limpos e adicionado 1ml de HCl concentrado (capela) em cada um deles. Depois, separadamente, em cada um adicionamos magnésio, zinco e cobre, respectivamente e observamos cada reação.

5. Resultados e Discussão:

REAÇÃO 1: Zn e CuSO4

Zn + CuSO4 => ZnSO4 + Cu

*Espécie que Oxidou: Zn0

*Espécie que Reduziu: Cu+2 (CuSO4)

*Agente Redutor: Zn0

*Agente Oxidante: Cu+2 (CuSO4)

- Nessa reação, observamos que a plaquinha de zinco, inicialmente depositada na solução azul de Sulfato de Cobre, ficou avermelhada, devido ao Cobre Metálico que se depositou nela, sendo que a solução passou a ser incolor, devido à presença de Zinco nela (ZnSO4).

REAÇÃO 2: Fe e CuSO4

Fe + CuSO4 => FeSO4 + Cu

*Espécie que Oxidou: Fe0

*Espécie que Reduziu: Cu+2 (CuSO4)

*Agente Redutor: Fe0

*Agente Oxidante: Cu+2 (CuSO4)

- Nessa reação, observamos, também, o depósito do Cobre Metálico no prego (Fe Metálico), sendo que o Ferro se oxidou e foi para a solução como Fe+2, mas ela não alterou sua coloração.

REAÇÃO 3: Cu e AgNO3

Cu + 2 AgNO3 => Cu(NO3)2 + 2 Ag

*Espécie que Oxidou: Cu0

*Espécie que Reduziu: Ag+1 (AgNO3)

*Agente Redutor: Cu0

*Agente Oxidante: Ag+1 (AgNO3)

- Nessa reação, podemos observar, nitidamente, que a Prata metálica se depositou na plaquinha de Cobre, sendo que o cobre foi para a solução.

REAÇÃO 4: KMnO4 e H2O2

2 KMnO4 + 3 H2SO4 + 5 H2O2 => K2SO4 + 2 MnSO4 + 8 H2O +5 O2

*Espécie que Oxidou: O2-1 (H2O2)

*Espécie que Reduziu: Mn+7 (KMnO4)

*Agente Redutor: O2-2 (H2O2)

*Agente Oxidante: Mn+7 (KMnO4)

- Nessa reação, percebemos que desprendeu gás Oxigênio, e que a solução mudou de cor, passando de roxo para incolor. Além disso, o tubo esquentou, mostrando que ela é uma reação exotérmica.

REAÇÃO 5:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com