TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Quimica

Artigo: Relatório De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório – Aula laboratório de química

- Estrutura do ácido acético

Definição:

O ácido acético é um líquido incolor, de cheiro irritante e penetrante e com sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanóico.

Obtenção:

Ele é o principal constituinte do vinagre, que é uma solução aquosa de 4 a 10% em massa de ácido acético. Ele foi obtido pela primeira vez por meio do etanol do vinho, que se oxida com o oxigênio presente no ar. Daí a origem do nome, pois vinho azedo vem do latim acetum que significa “vinagre”.

Aplicação:

O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede.

Hoje em dia, a indústria costuma usar o mesmo princípio, isto é, a oxidação do etanol (álcool etílico), para se produzir esse ácido:

H3C ─ CH2 ─ OH + O2 (ar) → H3C ─ COOH + H2O

Etanol oxigênio ácido acético ou etanóico água

No caso do vinagre, essa oxidação mostrada na reação química acima é obtida por meio de fermentação, com o auxílio do fungo Mycoderma aceti (chamado mãe do vinagre) e da enzima alcooloxidase.

Pode-se também produzir o ácido acético por meio da oxidação do metanol, pela destilação da madeira e a partir de derivados do petróleo.

Além de ser usado como tempero na alimentação, o acido acético também é usado na produção de acetato de vinila, de anidrido acético e cloreto de acetila, etc.

Quando está na sua forma pura é chamado de ácido acético glacial, pois se solidifica a temperatura de 16,7ºC, ficando com o aspecto de gelo.

- Estrutura do hidróxido de magnésio

Definição :

O hidróxido de magnésio é uma base fraca, cuja fórmula química é Mg(OH)2, sólido em condições ambientes, de cor branca, pouco solúvel em água.

Obtenção:

Pode ser obtido por meio da reação de sulfato de magnésio com solução aquosa de hidróxido de sódio, ou, ainda, pela reação de sais de magnésio com hidróxido de potássio ou de amônio.

Essa base pode ser encontrada naturalmente sob a forma do mineral brucita, que recebeu este nome em homenagem ao mineralogista estadunidense Archibald Bruce. A brucita é muito empregada industrialmente na produção do magnésio metálico e da magnésia.

Aplicação:

Entre as principais aplicações do hidróxido de magnésio, podemos citar o refino do açúcar, a produção industrial de papel e celulose e o processamento de urânio.

Na indústria do plástico e da espuma, o hidróxido de magnésio atua como agente retardante de chama, tendo a função de minimizar a possibilidade de combustão e o alastramento da chama em materiais plásticos.

Disperso em água, a uma concentração próxima de 7%, o hidróxido de magnésio forma uma suspensão muito conhecida como leite de magnésia. Por ser alcalino, o leite de magnésia é utilizado como antiácido, neutralizando o excesso de acidez estomacal.

Essa base pode ser encontrada naturalmente sob a forma do mineral brucita, que recebeu este nome em homenagem ao mineralogista estadunidense Archibald Bruce. A brucita é muito empregada industrialmente na produção do magnésio metálico e da magnésia.

- Estrutura do hidróxido de amônia

Definição:

O hidróxido de amônio é uma base fraca representada pela fórmula química NH4OH, único composto desse grupo que não possui metal em sua composição.

Obtenção:

Essa substância é um produto da ionização da amônia e, por isso, existe somente em solução aquosa (base solúvel), como na reação:

O hidróxido de amônio é um composto altamente volátil, incolor, de cheiro amargo e fortemente penetrante, se decompõe a temperaturas a partir de 450°C e libera os gases hidrogênio e nitrogênio, tóxico, corrosivo, sensível ao calor e incompatível com vários tipos de substâncias como, por exemplo, ácidos, oxidantes fortes, peróxidos, acroleína, aldeído acético, hidrazina, ferrocianeto de potássio e grande parte dos metais.

Aplicação:

O hidróxido de amônio é utilizado como reagente pela indústria química na produção de tinturas de cabelo, produtos branqueadores de tecidos, fertilizantes agrícolas, explosivos, borrachas, couro, sabão amoniacal, lubrificantes, cerâmicas e detergentes. Também é aplicado á fabricação de cosméticos, medicamentos, aditivos alimentícios e em outros processos como tratamento de efluentes, saponificação de óleos e gorduras, produção de filmes e revelações fotográficas.

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com