TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Quimica - Introdução

Monografias: Relatório De Quimica - Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÂO

Ligações iônicas são consequência da atração eletrostática entre íons de cargas opostas. Tais ligações tendem a formar sólidos cristalinos. Um sólido iônico não se mantém junto por ligações entre pares específicos de íons: todos os cátions interagem mais ou menos com todos os ânions, todos os cátions repelem-se uns aos outros e todos os ânions repelem-se uns aos outros (Atkins & Jones, 2006).

Ligações moleculares ou covalentes são formadas pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos, isto é, os elétrons interagem com os dois núcleos e nenhum dos átomos perde totalmente um elétron. As moléculas resultantes dessas ligações podem apresentar polos elétricos devido a diferença de eletronegatividade entre os elementos, formando moléculas polares. Quando não há diferença de eletronegatividade as moléculas são apolares.

As substancias moleculares apresenta forças intermoleculares, isto é, forças entre moléculas, essas forças são responsáveis pela existência de várias diferentes “fases” da matéria (Atkins & Jones, 2006). Existem três tipos principais de atração entre moléculas: dipolo instantâneo- dipolo induzido, dipolo-dipolo e ligação de hidrogênio.

Em um determinado instante, as nuvens de elétrons de átomos e moléculas não são uniformes. Se pudéssemos fazer uma fotografia instantânea de uma molécula, a distribuição eletrônica pareceria com a neblina em movimento. Os elétrons podem se concentrar em algum ponto da molécula, deixando o núcleo parcialmente exposto. Como resultado, uma região da molécula adquire uma carga parcial negativa instantânea e, a outra região, uma carga parcial positiva instantânea. (Atkins & Jones, 2006)

As interações dipolo instantâneo-dipolo induzido surgem da atração entre os dipolos elétricos instantâneo de moléculas vizinhas e agem emtodos os tipos de moléculas. Sua energia aumenta com o número de elétrons da molécula. (Atkins & Jones, 2006)

As moléculas polares participam de interações dipolo-dipolo, que decorrem da atração entre as cargas parciais de suas moléculas. A forca dessa interação cai rapidamente com a distância, especialmente nas fases líquida e gás, em que as moléculas estão em rotação.

Apesar do nome, a ligação de hidrogênio não é uma ligação covalente. Ela é uma atração intermolecular, na qual um átomo de hidrogênio fica entre dois átomos pequenos, fortemente eletronegativos, que tem pares isolados de elétrons, principalmente N, O ou F.

Quanto maior as forças intermoleculares, maior o ponto de ebulição das substancias, ou seja, é mais difícil separá-las. A ordem crescente de intensidade das interações se dá da seguinte forma:

Dipolo instantâneo-dipolo induzido < dipolo-dipolo < ligação de hidrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com