TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química "Aquecimento E Medida Da Temperatura"

Trabalho Escolar: Relatório De Química "Aquecimento E Medida Da Temperatura". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  3.476 Visualizações

Página 1 de 4

1.INTRODUÇÃO

Para obter calor nas experiências em laboratório usa-se comumente um aparelho denominado bico de Bunsen. Neste aparelho, a mistura gás-ar é queimada no tubo. Para a utilização correta e segura desse aparelho deve-se primeiramente fechar a entrada de ar; em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmara de mistura, depois, a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela. Esta chama não tem uma temperatura suficiente para o aquecimento de substância alguma, para conseguir uma chama mais "quente", a entrada de ar deve ser aberta até que se consiga uma chama azul.

No bico de Bunsen podem ser realizadas combustões com vários reagentes, como Propano – C3H8 e Butano C4H10 (presentes no gás de cozinha). As chamas citadas a cima podem ser classificadas como combustões completas, quando há maior absorção de oxigênio e liberação de CO2 ou incompletas, quando há menor absorção de oxigênio e liberação de CO ou C(grafite). As combustões completas são as mais utilizadas em laboratório, elas liberam mais energia e são azuladas, já as incompletas podem liberar fuligem ou monóxido de carbono deixando o laboratório perigoso, elas são alaranjadas.

O experimento a seguir consiste em aquecermos por meio de combustão completa e observarmos a variação de temperatura da água destilada.

2.OBJETIVOS

Citar procedimentos que são necessários ao se aquecer um material, e observar a ebulição da água através de seu aquecimento.

3.MATERIAS

• Bico de Bunsen

• Termômetro

• Becker

• Suporte

• Tela de amianto

4.REAGENTES

• Àgua destilada

5.PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL

Manuseamos o suporte juntamente com o Bico de Bunsen, fazendo com que o suporte ficasse exatamente em cima da chama. Logo após, pegamos o béquer que continha 100ml de água destilada e o colocamos em cima do suporte. Tendo feito isso, manuseamos o termômetro fazendo com que sua parte inferior ficasse dentro da água e observamos as elevações de temperatura até ela se estabilizar e com isso podermos montar o gráfico que segue a baixo.

6.RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram identificadas no termômetro as medidas de Capacidade, Menor unidade de medida, e o Desvio Avaliado.

Os resultados seguem no quadro abaixo:

Temperatura máxima Temperatura mínima Menor valor de divisão da escala

150 Co -10 Co 1 Co

Em seguida, acendemos as chamas do bico de Bunsen.

Com bico de Bunsen ativo com chamas, foi verificado que na ausência ou deficiência de passagem de ar pela abertura, as chamas tem uma coloração amarelada. As chamas amareladas tem temperatura menor gastando a mesma quantidade de combustível, logo elas têm eficiência menor.

Quando a abertura de ar foi totalmente aberta, as chamas passaram a ser azuladas, e a liberação de poluentes diminuiu. As chamas azuladas possuem temperatura maior gastando a mesma quantidade de combustível, sendo assim elas têm eficiência maior.

Posteriormente foi iniciado o processo de aquecimento de um Becker contendo 100 ml de agua destilada .

Primeiro foi montado o suporte com a tela de amianto e o Becker colocado sobre essa tela, depois foi instalado o termômetro no suporte com o seu bulbo mergulhado na agua destilada, após isso, foi medida a temperatura inicial da agua destilada: 25 Co

Finalmente o bico de Bunsen ativo foi posicionado no suporte logo abaixo da tela de amianto, iniciando o aquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com