TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Reações Químicas

Monografias: Relatório De Reações Químicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  1.245 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das molécula das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

Evidências de que uma reação química ocorreu são em geral: a liberação de gases e/ou luz, a mudança de cor ou temperatura e a formação de precipitado (formação de um sólido insolúvel após interação de dois reagentes solúveis).

O objetivo desta aula é reconhecer a ocorrência de uma reação química e, através de equações balanceadas, expressar as reações observadas.

2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

2.1. Materiais

- vidro de relógio

- Suporte para tubos de ensaio

- Pipeta graduada

- Tubos de ensaio

- Pêra

- Bico de Bunsen

- Pinça

Reação de Síntese

Reagentes: Mg (magnésio) e O (oxigênio)

Reação: 2Mg + O2 → MgO

Reações de Deslocamento

2.2 Procedimentos

2.3.1 Experimento 1

Reagentes: HCl(aq) ; Mg(s)

Procedimento: Com o auxílio de uma pipeta graduada adicionamos 2mL HCl (ácido clorídrico), em um tubo de ensaio, e um pedaço de Mg (magnésio sólido). Feito a adição do magnésio no ácido clorídrico e pode-se observar a liberação de gás H2(g) (hidrogênio).

HCl(aq) + 2Mg(s)→ MgCl2 (aq) + H2(g)

Quando adicionado o Mg(s) no HCl(aq) houve um pequeno aumento na temperatura, caracterizando uma reação exotérmica representada pela equação acima. O H2(g) foi o gás liberado e a parte líquida resultante foi uma solução de MgCl2 (aq) (cloreto de magnésio).

2.3.2 Experimento 2

Reagentes: Cu(s) e AgNO3 (aq)

Procedimento: Com o auxílio de uma pipeta graduada adicionamos 2mL AgNO3 (aq) (nitrato de prata), em um tubo de ensaio, e um pedaço de Cu (cobre sólido). Após a adição do cobre no nitrato de prata, levamos o tubo de ensaio para o aquecimento no bico de bunsen, onde podemos observar um efeito luminoso até que todo o cobre fosse consumido. O cobre deslocou a prata e formou a substância Cu(NO3)2 (aq) (nitrato de cobre) de cor azulada, como podemos observar na equação abaixo.

Cu(s) + 2AgNO3 (aq)→ Cu(NO3)2 (aq) + 2Ag

Reações de Dupla troca

2.3.3 Experimento 3

Reagentes: NaI(aq) e AgNO3(aq)

Procedimento: Com o auxílio de uma pipeta graduada adicionamos 2mL de NaI(aq) (iodeto de sódio) e 2mL de AgNO3(aq) (nitrato de prata) em um tubo de ensaio e podemos observar que a solução ficou leitosa de coloração amarelada. Nesta reação de dulpla troca o Na (sódio) deslocou a Ag (prata) formando outras duas substâncias o NaNO3(aq) (nitrato de sódio) e AgI(aq) (iodeto de prata) que precipitou, como podemos observar na equação abaixo.

NaI(aq) + AgNO3(aq) → AgI(s) ↓ + NaNO3(aq)

2.3.4 Experimento 4

Reagentes: NaI(aq) e Pb(NO3)2 (aq)

Procedimento: Com o auxílio de uma pipeta graduada adicionamos 1mL NaI(aq) (iodeto de sódio) e 2mL Pb(NO3)2 (aq) (nitrato de chumbo) em um tubo de ensaio e podemos observar que desta reação formou-se um precipitado amarelo. Nesta reação de dulpla troca o Pb (chumbo) deslocou o Na (sódio) formando outras duas substâncias o NaNO3(aq) (nitrato de sódio) e PbI2 (aq) (iodeto de chumbo) que precipitou, como podemos observar na equação abaixo.

2NaI(aq) + Pb(NO3)2 → PbI2 (s) ↓ + 2NaNO3(aq)

2.3.5 Experimento 5

Reagentes: NaCl(aq) e AgNO3(aq)

Procedimento: Com o auxílio de uma pipeta graduada adicionamos 1mL NaCl(aq) (cloreto de sódio) e 1mL AgNO3(aq) (nitrato de prata) em um tubo de ensaio e podemos observar que desta reação formou-se um precipitado branco leitoso. Nesta reação de dupla troca a Ag (prata) deslocou o Na (sódio) formando outras duas substâncias o NaNO3(aq) (nitrato de sódio) e AgCl (s) (cloreto de prata) que precipitou, como podemos observar na equação abaixo.

NaCl(aq) + AgNO3(aq)→ AgCl (s) ↓ + NaNO3(aq)

2.3.6 Experimento 6

Reagentes: MgNO3(aq) e NaOH(aq)

Procedimento: Com o auxilio de um conta gotas adicionamos 10 gotas MgNO3(aq) (nitrato de magnésio) e 5 gotas de NaOH(aq) (hidróxido de sódio) em um tubo de ensaio. Podemos observar nesta reação que se formou uma substância gelatinosa com tonalidade branca. Nesta reação de dupla troca o Mg (magnésio) deslocou o Na (sódio)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com